A 33ª Feira do Livro de Frederico Westphalen, que será realizada no mês de outubro, terá como Patrono o historiador e escritor frederiquense Wilson Aleixo Ferigollo.
A definição ocorreu na última sexta-feira, 3, durante reunião da organização da Feira com livreiros e representantes de Universidades, que participam do evento.
Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Sidene Buzatto, o nome de Ferigollo foi escolhido por unanimidade.
– Na última feira nós fizemos uma enquete com alguns possíveis nomes para ser o Patrono, de escritores daqui porque no ano passado trouxemos um de fora; o do Wilson foi o mais lembrado. Pensamos em fazer uma nova enquete com os meios de comunicação, mas como na reunião a escolha foi por unanimidade, todos concordaram que não seria necessário pelos vários livros, pelo envolvimento que o Wilson sempre teve com a Feira, destacou a Secretária.
Ferigollo firmou que “foi uma supressa agradável receber o convite” e disse que estará “à disposição da Feira do Livro”.
Além dos autores locais, a 33ª edição da Feira do Livro terá também a participação escritores Wagner Costa e Cláudio Levitan, e ainda do jornalista, escritor e fotógrafo Airton Ortiz, que foi o patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre realizada em 2014. Ortiz inclusive é considerado um dos grandes responsáveis pela popularização da literatura de viagens no Brasil, conquistando o mercado editorial brasileiro com mais de uma dezena de títulos sobre suas viagens a destinos como o deserto do Saara; o cume do Kilimanjaro, na África; os parques nacionais da Tanzânia; a cordilheira do Himalaia, entre outros.
Lucas Faustino