Pelo meno 25 pessoas morreram na queda de avião que levava o time da Chapecoense a Medellín e caiu na noite dessa segunda-feira, no Noroeste da Colômbia. “Há cinco pessoas resgatadas e 25 cadáveres identificados em uma zona de acesso muito difícil”, afirmou Elkin Osorio, prefeito de La Ceja, município próximo ao local da tragédia. No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes. Entre os sobreviventes estão uma comissária de bordo, o goleiro Danilo e o camisa 10, Alan Ruschel.
Segundo informações de rádios de Medelín, o local do acidente é de difícil acesso em mata fechada. As buscas começaram por volta da 3h (hora de Brasília), mas tiveram que ser encerradas devido ao mau tempo por volta das 6h. As primeiras informações são de que houve uma pane elétrica e o pouso aconteceu a cinco minutos do aeroporto José Maria Cordova. A aeronave desapareceu dos radares próximo a Cerro Gordo de La Unión Antioquia. A aeronave matrícula TT2933 da empresa aérea Lamia transportava 81 pessoas e saiu dos radares por volta das 22h15min, horário local. Uma nota oficial publicada pelo aeroporto José Maria Cordova de Rio Negro informou que às 22h o piloto da aeronave comunicou à torre de comando uma situação de emergência por falhas elétricas. Ele teria aberto o compartimento de combustível para evitar uma explosão.
A Conmebol já anunciou a suspensão das finais da Copa Sul-Americana, marcada para esta quarta, entre a equipe catarinense e o Atlético Nacional, da Colômbia. O jogo de volta ocorreria no dia 7 de dezembro, em Curitiba.