• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Vicente Dutra viveu clima de guerra diante de iminente confronto entre índios e moradores

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
22 de novembro de 2013
in Destaque-Principal
0

hhhhhhhhhhhhhhhVicente Dutra deixou de ser cidade pacata e que atrai veranistas de várias partes do RS e do Brasil. O turismo, impulsionado pela água e lodo mineral, sofre um baque muito grande. Pois cidade viveu nesta sexta-feira um iminente confronto físico entre índios caingangues e moradores. Mais de 200 moradores e 50 índios ficaram frente a frente no final da manhã. Os caingangues bloquearam um dos principais acessos à cidade. Lideranças e moradores se revoltaram com a situação e se deslocaram até o local para desobstruir a rodovia. Os índios estavam armados com flechas, paus e pedras e 200 moradores, com pedaços de madeira. A intervenção da Brigada Militar e de lideranças religiosas, negociando com ambas a partes, evitou o confronto.

A rodovia ficou bloqueada mais de 24h e logo após o meio dia, foi desobstruída.As aulas para mil alunos do município foram suspensas ontem, por falta de segurança. Durante a manhã a Prefeitura ficou fechada. Mais de 700 moradores, liderados por lideranças políticas, do comércio e agricultura, promoveram a partir das 9h30min, um ato público na ERS 150, nas proximidades do Empreendimento Águas do Prado.

O prefeito João Paulo Pastório decretou situação de emergência na cidade. Pastório disse que o clima é tenso na cidade e cópia do decreto será encaminhado à secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP) e à Polícia Federal. “Nós temos no turismo, especialmente através da água mineral, uma das principais fontes de renda do município e essa pressão e depredação feita pelos índios no Empreendimento Águas do Prado prejudica muito nossa cidade”, afirma. “Nossa população é pacífica, mas tudo tem limite”, alertou. Os índios querem que o governo federal oficialize a demarcação de uma área de mais de 715 hectares em seu favor. Atualmente a área é ocupada por dezenas de agricultores que possuem escrituras das terras há mais de 90 anos. Segundo historiadores da região, as escrituras em favor dos colonos foram dadas pelo governo estadual, a partir de 1917. Os agricultores afirmam que a terra nunca pertenceu aos indígenas. Já os caingangues afirmam que o local é uma área tradicionalmente habitada pelos índios.

Previous Post

Google contrata adolescente grego de 12 anos para equipe de programadores

Next Post

Lideranças solicitam a retomada das atividades da Aduana em Porto Soberbo

Next Post

Lideranças solicitam a retomada das atividades da Aduana em Porto Soberbo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« mar    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.