“A base de toda conquista é o professor. A fonte de sabedoria, um bom professor. Em cada descoberta, cada invenção. Todo bom começo tem um bom professor”. O papel do professor, refletido na canção-tema atual da campanha do Ministério da Educação de Incentivo à Docência, norteou os trabalhos do I Seminário Integrador PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), realizado na noite da última segunda-feira, dia 13, no Salão de Atos da URI.
O programa é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria
de Educação Superior – SESu, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES , e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e tem como foco a valorização do magistério e a melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Oferece bolsas para estudantes de licenciatura, professores universitários e de escolas públicas.
Duas apresentações fizeram parte do momento cultural. A primeira, conduzida por cerca de 15 bolsistas dos cursos de Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas da URI, procurou demonstrar, através da interpretação da canção “Todo bom começo tem um professor”, a importância do docente na formação de todos os profissionais. Já o curso de Letras, através de um teatro saudosista, resgatou as vivências de um bolsista pibidiano, enaltecendo a “Escola dos Sonhos”, baseado no texto de Frei Beto.
Após, a diretora acadêmica da URI, Profª Drª Silvia Regina Canan, deu as boas vindas aos presentes e destacou a importância do PIBID. “Tirar a Universidade de dentro de si mesma. Assim vejo o PIBID, que é um programa fundamental para a formação de um bom professor, porque permite a vivência do futuro docente no ambiente escolar. É o ponto forte na melhoria da relação Universidade-Escola”.
Programação do evento
O I Seminário Integrador PIBID, que foi realizado concomitante em todos os campus da URI, tendo como objetivos principais saudar, integrar e apresentar o programa para os novos bolsistas Pibidianos, contou com uma programação diversificada, conduzida pelos Coordenadores de Áreas, Coorenadores dos Subprojetos e pelos próprios bolsistas, com apresentações do Painel das Áreas, Painel dos Supervisores – Escola Campo, Painel dos Alunos Bolsistas, Mostra de Pôsteres e demonstração das Metas e princípios do PIBID.
A URI, por meio do projeto PIBID/URI – Proposta de Incentivo à Docência, busca criar meios institucionais de disseminação de uma cultura de prática docente que estimule os acadêmicos a escolherem a profissão docente como alternativa viável e que sejam capazes de transformar a sociedade na qual se inserem.
No Câmpus de FW, o número de bolsistas PIBID dobrou no último ano: atualmente são 55 alunos atuando em quatro escolas: Madre Teresa, de Seberi; 22 de Maio, de Palmitinho; Sepé Tiarajú e José Cañellas, de Frederico Westphalen.