
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na noite de quinta-feira,21, no salão nobre da ACI de Frederico Westphalen, o lançamento oficial da Feira Regional da Agricultura Familiar, Artesanato e do Peixe, que será realizada no dia 27 de março. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Roberto Felin Junior, o Secretário de Agricultura, Lauro Somavilla, o gerente do escritório regional da Emater, Leonir Bonavigo, a chefe da Emater/FW, Vera Cansian, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Célio de Pelegrin, e o vereador Lídio Signori, representando a Câmara de Vereadores. Além das autoridades, também estavam presentes diversos psicultores, hortifrutigranjeiros e agricultores que trabalham com produtos artesanais.
O Secretário de Agricultura, Lauro Somavilla, justificou que o objetivo da feira é incentivar a produção, transformação e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar do município de Frederico Westphalen. Somavilla destacou ainda que o município conta com 1.442 propriedades rurais, e que 19% da população frederiquense vive no campo. Historicamente, há um predomínio da produção de grãos, e só nas últimas décadas se iniciou a diversificação de culturas com a produção de aves, frutas, hortaliças, leite, suínos, agroindústrias e artesanato.
Frederico Westphalen possui hoje mais de 80 agricultores cadastrados como piscicultores. O setor apresenta um potencial de R$3.870.000,00 anuais. Além disso, há 13 agroindústrias legalizadas, que envolvem mais de uma centena de pessoas direta ou indiretamente e movimenta próximo de R$500.000,00/ano. No entanto, esses valores poderiam aumentar significativamente, com mais investimentos no setor.
É com esse intuito que a Secretaria Municipal de Agricultura e entidades parceiras- Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Associação dos Feirantes estarão promovendo a feira. O prefeito Roberto Felin Junior afirmou que além de valorizar os agricultores, a feira é o pontapé inicial para o desenvolvimento desses setores.