A crise nos hospitais gaúchos tem fechado instituições e deixado pacientes à espera de exames e leitos. No Noroeste, a situação não é diferente, em especial, no que se refere aos atrasos dos repasses do Estado e da União às instituições de saúde. Para interceder pela região, a deputada estadual Silvana Covatti (PP) tem encaminhado ao governador José Ivo Sartori inúmeras solicitações para agilizar a liberação desses recursos.
O Hospital Divina Providência, de Frederico Westphalen, e diversos outros de municípios próximos são exemplos de como a ausência dos recursos interferem diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade. Nesta quinta-feira, dia 9, mais um pedido foi encaminhado ao Governo do Estado por Silvana Covatti, esse com pedido especial e em caráter de urgência para agilizar os repasses ao Hospital Divina Providência.
Nesta manhã, a prefeitura do município e a administração do HDP esclareceram em entrevista coletiva os motivos da crise, que pode resultar na demissão de funcionários da área da saúde – situação que também foi relatada pela deputada ao governador e que contribuiu para elucidar a problemática. Segundo a parlamentar, a instituição possui grave condição financeira e está em iminência de suspender os serviços com o alto custo das despesas. “Como representante do Noroeste no Parlamento Gaúcho e por entender que saúde é prioridade em um Governo, tenho trabalhado incansavelmente na tentativa de acelerar esses pagamentos”, ressalta Silvana. Os atraso dos repasses do Estado à unidade de Frederico Westphalen já ultrapassam R$ 1 milhão.