• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Silvana Covatti assume presidência da Assembleia Legislativa gaúcha

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
3 de fevereiro de 2016
in Destaque-Lateral, Destaque-Principal
0

Em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa elegeu a nova mesa diretora para o período de fevereiro de 2016 a 31 de ja195745_Gneiro de 2017. Com a eleição da deputada Silvana Covatti, do Partido Progressista (PP), pela primeira vez na história do Parlamento gaúcho, em 180 anos, uma mulher ocupará a presidência.

A cerimônia de eleição e posse, ocorrida no Plenário 20 de Setembro, além dos parlamentares estaduais e do presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB), contou com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB); do esposo de Silvana Covatti, o também ex-presidente da Assembleia, Vilson Covatti (PP); do filho, deputado federal Luis Covatti (PP/RS), representando a Câmara dos Deputados; a senadora progressista Ana Amélia Lemos, representando o Senado Nacional; a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o prefeito de Porto Alegre em exercício, Sebastião Mello (PMDB), além de inúmeras autoridades estaduais, prefeitos e representantes da região da deputada (Frederico Westphalen), além de lideranças eclesiásticas. Entre os demais familiares, o pai da deputada, Antônio, e as filhas Viviana e Francieli.

Mesa diretora 2016
A nova mesa diretora da Assembleia será integrada pela deputada Silvana Covatti, na presidência, Adilson Troca (PSDB, 1º vice-presidente), Álvaro Boesio (PMDB, 2º vice-presidente), Zé Nunes (PT, 1º secretário), Juliana Brizola (PDT, 2ª secretária), Marcelo Moraes (PTB, 3º secretário) e Liziane Bayer (PSB, 4ª secretária), como titulares.

No início da solenidade, o deputado Edson Brum, que presidiu a Assembleia em 2015, apresentou termo de renúncia, conforme acordo entre as bancadas que prevê um ano para cada presidente à frente do Legislativo, uma vez que o Regimento Interno da Assembleia prevê um período mínimo da dois anos de mandato na presidência.

Despedida
Ao deixar a presidência da Assembleia, o deputado Brum usou da tribuna para agradecer a colaboração de todos os parlamentares e servidores do Palácio Farroupilha durante sua gestão, onde frisou ter zelado pelo diálogo com a sociedade, o aprimoramento da transparência e a otimização da gestão, muito especialmente na contenção de gastos, que gerou significativa economia no orçamento estadual. “Com o mesmo sentimento de gratidão pela oportunidade que me foi proporcionada para a condução da Assembleia Legislativa, transmito agora o cargo à primeira mulher a presidir este Poder desde sua fundação”, finalizou. Veja aqui a íntegra do discurso de despedida de Edson Brum.

Posse
Ao fazer seu primeiro pronunciamento da tribuna como presidente da Assembleia, Silvana Covatti destacou sua trajetória política nos últimos 23 anos, especialmente sua dedicação às questões sociais, sobretudo às relativas à saúde pública. Ela também exerceu a presidência do coletivo Mulher Progressista, no Rio Grande do Sul.

“Pretendo igualmente levar a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades, para que possamos, cada vez mais, aproximar a produção legislativa da origem física das demandas”, observou, ao defender um ano legislativo em que se preze pela harmonia entre os Poderes de Estado, “mantendo nossa soberania sem jamais cerrar caminho ao diálogo”.

Quanto à atual situação do Estado, observou que nos momentos crucias, “a responsabilidade de cada deputado deve superar o dualismo e as rusgas naturais ao embate político. Na dificuldade, somos todos gaúchos”, alertou, acrescentando: “É desta maneira altiva que esta Casa se comporta desde a Revolução que dá nome à sua sede. Não será agora que iremos faltar”.

Ao concluir, salientou que, “determinada em honrar principalmente as mulheres que represento, as mulheres que nem sempre têm sua importância reconhecida, afirmo que me sinto preparada, disposta e comprometida a presidir o Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul”. Veja aqui a íntegra do discurso de posse da deputada Silvana Covatti.

Coletiva
Após a solenidade, a nova presidente do Legislativo concedeu entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos, e recebeu cumprimentos no Vestíbulo Nobre da Assembleia.  Vinicius Reis/foto.

Previous Post

Deputada Silvana Covatti vive momentos de expectativa antes de assumir a Presidência da AL

Next Post

Definida composição da Mesa Diretora da Assembleia para 2016/2017

Next Post

Definida composição da Mesa Diretora da Assembleia para 2016/2017

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« maio    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Contato
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.