Fazendo jus a sua missão e aos princípios do cooperativismo, que a Sicredi Alto Uruguai RS/SC realiza parcerias com entidades dos municípios onde está presente, a fim deoportunizar aos associados e comunidades cursos de capacitação e assim criar condições para o desenvolvimento dos associados e de suas atividades, e assim indiretamente para o local onde vivem.
Em 2014, já foram realizados 21 cursos com a participação de 355 pessoas. Estes cursos, que são oferecidos de forma gratuita aos associados são destinados ao público rural e urbanoe são desenvolvidos de acordo com a necessidade e demanda dos próprios associados.
Os cursos mais procurados são: Qualidade Total Rural, Gestão e Melhoramento dos Pequenos Negócios, Panificação Caseira, Produção de Derivados do Leite e de Soja, Processamento de Hortaliças e Peixes, Melhoramento Genético e Manejo do Gado Leiteiro, Manejo do Solo, Floricultura, Artesanato, Citricultura, Cultura da Videira, Criatividade e Técnicas em Vendas, Gestão Empresarial, Informática e Inclusão Digital, Dicção e Oratória, Planejamento Sustentável, Liderança, Meio Ambiente.
O presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugenio Poltronieri, enfatiza que é papel da cooperativa fazer parcerias e criar oportunidades para o desenvolvimento regional. “Os nossos associados são sempre o nosso foco de trabalho, e estes cursos de capacitação são mais uma oportunidade para que eles possam agregar conhecimentos, melhorar sua renda e sua qualidade de vida” finaliza Poltronieri.
Sicredi Alto Uruguai RS/SC desenvolve oprograma Propriedade Sustentável
Com o objetivo de trabalhar a sustentabilidade em propriedades rurais de forma prática, tratando aspectos econômicos, ambientais e sociais, desde março de 2013 que a Sicredi Alto Uruguai RS/SC vem desenvolvendo o programa Propriedade Sustentável.
O programa, criado pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC, é desenvolvido com o apoio dos poderes públicos municipais, secretarias de agricultura e sindicatos rurais,diretamente nas propriedades dos participantes, e visa a agregação de valor, sucessão de mão de obra, administração e planejamento para a perenidade das propriedades, e é conduzido pelos profissionais Lauro Somavilla (agrônomo) e Marcos Ortigara (biólogo).
Durante o desenvolvimento do programa são realizadas avaliações periódicas nas propriedades e após o final do ciclo de 01 ano, que contempla 18 horas de consultoria direta nas propriedades, é realizado um relatório final para verificar os resultados obtidos, se condizem com os objetivos que foram propostos.
A primeira turma do programa contemplou 30 famílias de associados da cooperativa dos municípios de Cerro Grande, Cristal do Sul, Pinhal, Novo Tiradentes e Rodeio Bonito, e já teve suas atividades finalizadas. A segunda turma, que iniciou em maio deste ano, está contemplando 30 famílias de associados dos municípios de Caiçara (8 famílias), Iraí (8 famílias) e Frederico Westphalen (14 famílias).
“O programa vai ao encontro da nossa missão que é a agregação de renda aos associados e as comunidades onde estamos inseridos. Buscamos dar condições para que os associados participantes do programa recebam conhecimentos, tirem dúvidas, avaliem e planejem suas propriedades, podendo melhorar sua renda, expandir seus negócios e ter mais qualidade de vida”, explica o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugenio Poltronieri.
AI/SICREDI ALTO URUGUAI