
Há 10 anos, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC mantém convênio mensal com a Casa Familiar Rural Santo Isidoro de Frederico Westphalen/RS, auxiliando assim o desenvolvimento das atividades na escola. A formação vigente na Casa Familiar consiste na Pedagogia da Alternância, sistema em que os jovens permanecem uma semana em regime de internato e duas semanas em suas unidades de produção familiar desenvolvendo atividades na propriedade, bem como ampliando os diálogos e decisões na família
Só no primeiro semestre deste ano foram 18 temas trabalhados com as turmas do Ensino Médio. Os assuntos foram desenvolvidos com os jovens durante a semana que estão na Casa Familiar com apoio dos monitores das Ciências Agrárias, disciplina com a maior carga horária em função da qualificação em Agricultura Familiar, e os monitores das Áreas do Conhecimento – área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Área da Matemática.
“A Casa Familiar Rural desenvolve seu trabalho de formação, aliando teoria e prática, e para que isso aconteça conta com parcerias como é o caso do Sicredi. Estas parcerias são importantes no sentido de dar a possibilidade de trabalharmos essa formação com os jovens agricultores familiares de nossa região”, destacou Elisandra Manfio Zonta – Diretora da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural.
Turma do 1º ano: trabalhou o tema Subsistência Familiar – horta e pomar doméstico, onde os alunos visitaram a propriedade da família Graebin em Cristal do Sul/RS. Nesta oportunidade, eles puderam refletir sobre a importância de produzir o próprio alimento com qualidade, livre de agrotóxicos.
Turma do 2º ano: trabalho com o tema bovinocultura de leite, onde foi realizada uma visita técnica na propriedade De Pelegrin na Ponte do Pardo – Frederico Westphalen/RS, com objetivo de ampliar o conhecimento e observarem como a propriedade desenvolve a atividade do leite.
Turma do 3º ano: trabalhou o tema Mecanização Agrícola, onde foi realizada atividade prática na propriedade do jovem estudante Augusto Milani em Frederico Westphalen/RS, onde o Senar apoiou a atividade.