Os governadores José Ivo Sartori e Raimundo Colombo, de Santa Catarina, reuniram-se, na noite desta quarta-feira (29), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para debater temas de interesse dos estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). No encontro, do qual participaram os secretários da Fazenda do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, e de Santa Catarina, Antonio Gavazzoni, e o presidente do BRDE, Newton de Conto, foi manifestado apoio ao Convênio 70, que, segundo Sartori, reduz a guerra fiscal existente no país e que também começa a aparecer nos municípios.
“A diminuição da guerra fiscal é boa para o Rio Grande e para o país inteiro, para se começar a equalizar as questões nacionais no que concerne à disputa de investimentos”, disse Sartori. O governador ressaltou que o encontro foi também um momento para tratar da realidade financeira do Estado e do país.
Outra questão colocada pelos governadores é o descontingenciamento de recursos no valor de R$ 750 milhões para os estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – que possam ser aplicados nos pequenos municípios, de modo a movimentar as economias locais e impulsionar o desenvolvimento regional.
Sartori destacou que a iniciativa foi apresentada em conjunto porque atualmente ele preside o Codesul e Colombo é o vice-presidente. “É uma questão de longo tempo, mas é um pleito para estabelecer um bom desenvolvimento regional, como outros têm”, afirmou. “Estamos tratando de desenvolvimento de programas que possam movimentar a economia do Rio Grande do Sul.”