
Está em fase final a primeira etapa da construção de uma barragem de contenção de cheias do rio Lambari, que corta a cidade de Rondinha, na região da Zona da Produção. A obra, que tem um custo total de R$ 1 milhão, é executada com recursos do município. Conforme a prefeitura, a segunda etapa deverá ser licitada nos próximos três meses e os trabalhos deverão estar concluídos no final do primeiro semestre deste ano. O prefeito Ezequiel Pasquetti disse que a construção de uma barragem no início da área urbana e que pudesse evitar alagamentos no Centro, especialmente na avenida Sarandi, era uma antiga reivindicação da comunidade. “Sempre que ocorre uma enchente, a cidade é invadida pela água, causando prejuízos ao poder público, ao comércio e aos moradores”, relatou. Ele informou que a primeira fase da obra, iniciada na metade do ano passado, envolveu a realização da limpeza do local e remoção de árvores, galhos e solo superficial, numa área de 3,5 hectares. Inicialmente, ocorreu a construção do vertedouro de fundo em linhas de bueiro, com envelopamento total em concreto, trabalho encerrado em janeiro.
Publicidade
O prefeito disse que nos próximos dias terá início a construção do barramento com uso de solo compactado. “As águas das enxurradas serão represadas antes de alcançarem o perímetro urbano, possibilitando vazão gradativa e liberando a água conforme capacidade do leito normal”, disse o prefeito.
Antes de se iniciar o projeto, foi feito um estudo hidrológico da bacia do rio Lambari. O engenheiro Miguel Ângelo Gonçalves, que elaborou os memoriais descritivos do reservatório, afirmou que foram tomados todos os cuidados para elaborar e executar o melhor projeto técnico possível e com segurança. Ele disse que os trabalhos se iniciaram após três anos de tratativas, período de realização dos estudos por profissionais da área.