
A Receita Federal iniciou, nesta quarta-feira, a operação Sobrevoo V – Operação São Tomé, visando a identificar imóveis de alto padrão e que não foram declarados pelos contribuintes. Um helicóptero vai sobrevoar pontos específicos do Rio Grande do Sul para que, posteriormente, sejam cruzados os dados declarados pelos contribuintes com os imóveis identificados na inspeção. De acordo com a Receita, edições anteriores fizeram o índice de regularizações subir mais de 100% em determinadas regiões.
Além disso, a Receita Federal revela que o índice de regularizações espontâneas também aumentou. Os contribuintes recebem a oportunidade de declarar os bens irregulares, sendo que apenas os relapsos receberão as multas maiores pertinentes a cada caso. O contribuinte que declara espontaneamente recolhe os valores com multa de mora de apenas 20%, enquanto aquele que espera intimação pode pagar uma multa de 75% até a 225%. Há a opção de parcelamento.
A operação segue até o próximo dia 8 de julho. O helicóptero modelo Eurocenter EC-135, vai percorrer a região Metropolitana, a área da fronteira Oeste e parte da região Central do Estado, começando por Porto Alegre e arredores. Além dos dados armazenados nos arquivos da Receita e as imagens que serão coletadas, síndicos dos condomínios, corretores e as incorporadoras imobiliárias também poderão ser chamados a prestar esclarecimentos sobre os imóveis.