• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Primeira audiência pública sobre Biodigestores aconteceu em Santa Rosa 

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
27 de outubro de 2017
in Agricultura, Destaque-Lateral
0
Foto: Bethania Haas Loblein

Dar um destino ecologicamente correto para os resíduos é um desafio para a população e também para os governantes. Uma solução são os biodigestores, que além de gerar energia através do biogás também podem produzir biofertilizantes. Pensando nisto, e instigada por produtores e professores universitários de sua região, que a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) se engajou em formar um Grupo de Trabalho para que a tecnologia chegue até os cidadãos, chegue na propriedade rural e beneficie assim os que se dedicam a produzir alimentos.

Assim a primeira audiência do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores, coordenado por Zilá, foi realizada através da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa na última sexta-feira (20).

O debate contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, cooperativas, associações, instituições de ensino, pesquisa e extensão; empresas, produtores rurais e instituições financeiras. Todos os presentes puderam acompanhar a trajetória do Grupo de Trabalho e que o que já foi feito até o momento, incluindo a construção do documento conceitual do projeto, que foi apresentado aos Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, e as secretarias a fim do Governo do Estado do RS.

Representando as instituições de ensino os professores da FAHOR e SETREM falaram sobre a experiência vivida por eles, enfocando a importância da pesquisa e do ensino para que este projeto dê certo, parabenizando o grupo pelo trabalho em conjunto e a deputada Zilá que conseguiu unir todas estas entidades públicas e privadas em prol de um mesmo ideal.

Para ilustrar o quão benéfica a tecnologia pode ser, a deputada Zilá convidou os produtores rurais de Três Passos: Adelar Piaia da Granja Piaia; e de Santo Cristo Luís Gehrardt, que puderem dar um depoimento sobre os biodigestores que tem em suas propriedades e a economia que geram.

Piaia relatou que sua conta de energia reduziu 90% em dois anos que tem os biodigestores funcionando, com 1500 matrizes de suínos a propriedade também gera seu próprio fertilizando. Gehrardt, que já havia dado seu depoimento na audiência pública realizada na Assembleia em abril e que deu origem ao grupo de trabalho, endossou a eficiência da tecnologia “Em apenas três anos de utilização do biodigestor foi possível pagar o investimento, feito a partir de um financiamento que seria de seis anos”, enfatizou o produtor.

“Entre suínos, aves e bovinos, são toneladas de dejetos na produção gaúcha, o que representa um grande potencial que, se bem utilizado, pode vir a gerar enorme economia e grandes ganhos, em uma produção responsável, como pudemos observar aqui nos vídeos passados e ao escutar os depoimentos dos agricultores que ousaram e investiram na tecnologia”, explica a coordenadora do GT da Matriz Produtiva dos Biodigestores, deputada Zilá.

Representantes de todos os segmentos presentes usaram a palavra e falaram sobre suas expectativas quanto a este novo debate sobre os biodigestores e enfatizaram a importância da união de várias entidades para que a tecnologia seja viabilizada e não seja apenas mais um sonho, mas sim que seja uma realidade e auxilie os gaúchos a dar um destino correto aos dejetos, além de gerar lucro e preservar o meio ambiente.

A deputada Zilá informou que todas as informações colhidas farão parte do relatório que será entregue junto com as sugestões do Grupo de Trabalho, que segue se reunindo, ao Governo do RS que deve então viabilizar as propostas trazendo a tecnologia para perto dos produtores.

 

Previous Post

UP 2017 encerra confirmando o sucesso de 15 anos de evento

Next Post

União repassa mais de R$ 614 mil para o município de Liberato Salzano

Next Post

União repassa mais de R$ 614 mil para o município de Liberato Salzano

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
« mar    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.