
Na última semana, 24, o Prefeito em exercício, Paulo Donin de Lima, juntamente com o Secretário Municipal da Agricultura, Lauro Somavilla, realizaram uma visita a propriedade de Sandra e Paulo Bellé, com o objetivo de sancionar a Lei de incentivo para produtor rural. De acordo com a Lei 4.285, fica estabelecido o auxílio na forma de doação de materiais de construção e serviços de terraplanagem, até o valor de R$ 50 mil, para instalação de uma agroindústria.
Na propriedade, localizada na Linha Volta Grande, será construída uma agroindústria de laticínios. De acordo com a agricultora Sandra Salete Pelegrini Bellé, a ideia de ter uma nova alternativa de renda iniciou há aproximadamente 4 anos atrás e foi amadurecida com o auxílio da Secretaria Municipal da Agricultura de Frederico Westphalen. “Foi na Secretaria da Agricultura do município que buscamos todo o suporte, para analisar se seria viável e se valeria a pena buscar uma nova alternativa de renda. Após isso, nós pensamos em buscar o incentivo municipal, pois o investimento é alto, sendo fundamental esse apoio do Poder Público”, diz Sandra.
O Secretário Municipal da Agricultura, Lauro Somavilla, comenta que a Secretaria da Agricultura possui uma equipe técnica com profissionais qualificados, para realizar os estudos de viabilidade e mostrar o caminho para os produtores, buscando investimentos que tragam mais renda a propriedade e contribuam com a economia do município. “Na propriedade dos Bellé realizamos um estudo de mercado e prospectamos as tendências e oportunidades. A partir disso, foi pensado na parte de laticínios, porque eles tem uma produção e para ampliar eles contam também com a produção da vizinhança. O leite agrega valor e transformando vai agregar ainda mais, por isso esse estímulo para que eles tomassem a decisão focada naquilo que eles tem de gosto pela atividade, na estrutura que possuem e nas questões de mercado. Assim, a equipe técnica deu o estímulo para essa tomada de decisão, e com o recurso da Prefeitura se efetiva o apoio para eles empreenderem. Além do suporte da Emater que poderá possibilitar a especialização com cursos nos centros de treinamento”, finaliza o Secretário Somavilla.