
Prefeitos, secretários de saúde e vereadores de vários municípios gaúchos, além da senadora Ana Amélia (PP-RS), participaram de audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quinta-feira (14), para garantir o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A intenção é preservar o atendimento das 19 unidades já abertas, dar início aos trabalhos nas 12 unidades construídas e concluir outras nove com obras em andamento.
O prefeito de Frederico Westphalen e vários Vereadores, entre os quais, Lídio Signori, presidente do Poder Legislativo, participaram do encontro.
No encontro, o presidente da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Pinto da Silva, prefeito de Arroio do Sal, com o reforço da equipe técnica de saúde da entidade, apresentou as demandas dos municípios. Foram solicitadas questões como a flexibilização da carga-horária para se adequar ao volume de atendimento, o que reduziria o custo de manutenção das estruturas, e o reajuste no repasse de valores.
A senadora Ana Amélia reforçou o pedido de apoio ao ministro. Lembrou que, conforme dados da Famurs, os municípios estão arcando com 55% dos custos, quando essa participação deveria ser de 25%.
O ministro mostrou interesse em resolver os problemas e garantiu que serão analisados, individualmente, os casos de cada município. Designou um técnico do Ministério da Saúde para acompanhar a audiência no Tribunal de Contas da União, com o ministro Augusto Nardes, realizada no final da tarde desta quinta-feira para tratar da portaria que regulamenta o funcionamento das UPAs. A alteração dessa portaria é fundamental para que algumas modificações reivindicadas pelos prefeitos possam ser atendidas.
Participaram do encontro lideranças de Arroio do Sal, Alvorada, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Frederico Westphalen, Ijuí, São Borja, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Parobé, Cruz Alta, Esteio e São Jerônimo.