Mais uma importante reunião dos Prefeitos que formam a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) foi realizada na última sexta-feira, dia 8, desta vez na cidade de Novo Xingu.
A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, prefeito de Caiçara, Zílio Roggia. Na abertura falaram, ainda, o prefeito de Novo Xingu, Godofredo Werkhausen e os deputados Osmar Terra (federal) e Gilberto Capuani (estadual) Ambos teceram comentários sobre vários assuntos de interesse dos municípios, entre os quais a questão indígena e a liberação e consumo das drogas.
O deputado Osmar Terra disse que a proposta de demarcação provoca uma grande injustiça com os agricultores. Ele questionou o papel da FUNAI e defendeu os problemas enfrentados pelos índios não é a falta de terra, mas de políticas e ações que possam fazer com que esses povos possam trabalhar e se sustentar.
Outro assunto que foi citado pelos Prefeitos e deputados, relacionam-se às medidas que os gestores municipais devem concretizar em relação ao combate a incêndios, por exemplo, em ginásios de esportes e pavilhões comunitários.
O presidente Zílio Roggia agradeceu a presença dos colegas prefeitos e também das 1ª Damas, as quais participaram, em reunião paralela à da Amzop, de encontro na mesma cidade. Na reunião também ocorreram alterações e consolidações estatutárias da Amzop, conforme edital.
Após o encontro os Prefeitos e 1ªs Damas participaram da solenidade de abertura oficial da 11ª Xingu Fest. Ainda na sexta-feira, no início da tarde os Prefeitos estiveram em Seberi e participaram da abertura oficial da EXPOSEB 2013. Durante a semana a direção da Amzop esteve presente em outros eventos e reuniões. O vice-presidente da Amzop, Edmilson Pedro Pelissari, também estava presente, assim como outros integrantes da diretoria da Amzop.