• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Poderes se unem e fecham acordo inédito congelando gastos para 2018

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
10 de maio de 2017
in Destaque-Principal, Regional
0
Luiz Chaves/Palácio Piratini

De forma inédita, os chefes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública entram em consenso sobre a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A decisão foi anunciada após reunião no Palácio Piratini, na manhã desta quarta-feira (10). A LDO 2018, que deve ser enviada à Assembleia Legislativa pelo Executivo até a próxima segunda-feira (15), propõe correção de 3% para cobrir o crescimento vegetativo da folha de pessoal e de 0% em custeio para todos os Poderes e Instituições. Nos últimos dias, o governo do Estado conduziu diversas reuniões com as áreas técnicas dos demais Poderes e Instituições para avançar nas negociações.
“Com muito diálogo, por meio de muitas reuniões, conseguimos chegar hoje a esse consenso, que vale para todos os poderes, de forma dialogada”, anunciou o governador José Ivo Sartori. O governador classificou o momento como “histórico”.  “Essa construção deve ser inédita. Foi uma construção coletiva, compartilhada, sempre respeitando a autonomia dos Poderes. Essa atitude de todos merece ser louvada e eu, publicamente, quero agradecer aos demais poderes por esse consenso, que é exemplo para o país nesse momento de travessia em que vivemos. O Rio Grande é maior do que as nossas diferenças”, enfatizou Sartori.

Consenso

O consenso foi resultado de uma série de reuniões com as áreas técnicas das instituições, conduzidas pelo secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo. A última foi concluída na noite dessa terça-feira (9). “Estamos na nossa linha de manter o ajuste fiscal e prestar melhores serviços à sociedade. Desta forma, estamos mandando para a Assembleia Legislativa uma LDO realista”, confirmou Búrigo, que agradeceu a compreensão de todas as instituições.
Os presidentes dos demais poderes e instituições foram unânimes em afirmar que o consenso foi construído com transparência, diálogo e responsabilidade com a realidade. “Muito mais que uma vontade pessoal dos ocupantes das chefias dos poderes dos órgãos autônomos, que são todos passageiros, isto é algo que fica para as nossas instituições e para o Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Felipe Silveira Difini.
O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, ressaltou a determinação e responsabilidade das equipes técnicas para a busca do consenso. “Nós iremos receber a LDO. Temos o compromisso de votar até o dia 15 de julho e dar uma adequada tramitação à proposta”, garantiu Pretto.
Também se pronunciaram, após a reunião, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o defensor público-geral, Cristiano Vieira  Heerdt; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto. Pelo Executivo, além de Búrigo, também estavam no encontro, o chefe da Casa Civil, Fábio Branco; e os secretários da Fazenda, Giovani Feltes; e de Comunicação, Cleber Benvegnú; e o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel.

LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da administração pública estadual, contidas no Plano Plurianual, para o exercício financeiro do ano seguinte. Além de orientar a elaboração dos orçamentos anuais, a LDO dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política tarifária das empresas da administração indireta e a de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. A proposta da LDO deve ser enviada à Assembleia Legislativa pelo Poder Executivo até o dia 15 de maio de cada ano e ser aprovada até 15 de julho. Depois, é sancionada pelo governador em 15 dias úteis. Informações do Palácio Piratini.

Após a reunião, os chefes dos Poderes falaram com a imprensa

 

Previous Post

Deputado Covatti Filho fala sobre Reformas e representatividade em Brasília

Next Post

Polícia apreende 28 mil maços de cigarro contrabandeados em Frederico Westphalen

Next Post

Polícia apreende 28 mil maços de cigarro contrabandeados em Frederico Westphalen

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
« maio    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Contato
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.