• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Plano Estadual de Resíduos Sólidos entra na fase de debates regionais

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
28 de fevereiro de 2014
in Destaque-Principal
0

LOGO-RS-NORTE siteCerca de 300 participantes, sendo cem representantes de prefeituras municipais do Rio Grande do Sul, participaram da oficina de capacitação para o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul (Pers-RS) realizada nesta quinta-feira (27), no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Na ocasião, foi apresentado o Portal do Pers-RS, disponível no endereço www.pers.rs.gov.br. Nas próximas etapas de execução, serão realizadas audiências públicas em 10 cidades do Estado para discussão e apresentação dos diagnósticos regionais. 
Ao dar início às atividades, que se destinaram à apresentar as etapas do plano e as formas de participação em sua elaboração, o secretário do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, destacou a importância do tema e os esforços governamentais nas esferas municipal, estadual e federal para o equacionamento dos problemas relacionados com os resíduos sólidos. “Busca-se, por meio do planejamento, não somente a recuperação e remediação dos passivos ambientais, mas a prevenção e redução da geração”, disse.

O secretário lembrou que em âmbito mundial já tem sido manifestada a preocupação com a capacidade do planeta em absorver a quantidade de resíduos que são gerados nas diversas atividades humanas. “É fundamental a gestão e responsabilidade compartilhadas para que o plano seja um instrumento eficiente na busca de um desenvolvimento sustentável”, declarou.

Banco de dados
Na oficina, técnicos da empresa Engebio Engenharia e Meio Ambiente – contratada por licitação para executar o Pers-RS – detalharam todas as etapas de desenvolvimento do plano e explicaram como será feito o cadastramento dos geradores das oito tipologias de resíduos: urbanos, transporte, industrial, de saúde, da construção civil, agrossilvipastoril, mineração e saneamento. As informações vão dar origem a um banco de dados que ficará com a Sema para atualização permanente.

Nesse processo, além dos representantes das prefeituras e de grande número de associações e sindicatos de segmentos econômicos das diversas tipologias, também o Ministério Público Estadual deverá atuar por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma).

Prioridade para todos
No encontro, o representante do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Tiago Pereira, disse que a entidade vem acompanhando todas as etapas da pauta de resíduos e está empenhada em oferecer as informações necessárias para que seja possível elaborar um amplo diagnóstico da geração de tratamento dos resíduos. Ele afirmou ainda que, hoje, o empresariado está bastante engajado nesse tema, não somente pelo aspecto ambiental, mas pela perda de competitividade no mercado. “Todos se preocupam com a recuperação das matérias-primas e, por isso, a questão da redução da geração de resíduos é pauta prioritária”.

Participação e controle social
Na abertura do evento, o deputado Jurandir Maciel, que integra a Frente Parlamentar para Discussão e Implementação dos Planos Estadual e Municipal de Resíduos Sólidos, fez elogios à Lei 12.305, que trata da gestão nacional de resíduos sólidos. Para ele, essa legislação pode ajudar o país a dar um grande salto na questão ambiental e até servir de exemplo para o mundo. O representante da Associação Nacional dos Catadores, Alex Cardoso, destacou o caráter inclusivo de Lei 12.305 e prometeu participação do segmento em todas as etapas de elaboração do Pers-RS.

Eduardo Rocha Dias Santos, gerente de projetos do Ministério do Meio Ambiente, informou como o Governo Federal vem apoiando os Estados e firmando parcerias para possibilitar o desenvolvimento dos planos estaduais. Enfatizou também que um dos componentes fundamentais da gestão ambiental é o exercício da participação e controle social. Ao final da oficina, houve debate entre os participantes, que serviram para dirimir dúvidas e dar esclarecimentos adicionais sobre as próximas etapas do Pers-RS. (Piratini).

(Agostinho)

Previous Post

Ligação de telefone fixo para celular ficará 13% mais barata em março

Next Post

Morte na BR 386 em Frederico Westphalen

Next Post

Morte na BR 386 em Frederico Westphalen

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« abr    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Contato
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.