
Mais de 200 agricultores familiares participaram na quarta-feira, 29, da terceira edição do Intercâmbio Intermunicipal de Sementes e Mudas Crioulas. O encontro é promovido pela Emater/RS-Ascar e as Prefeituras de Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Vista Alegre e Taquaruçu do Sul, com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA). O intercâmbio é um evento itinerante, que acontece anualmente, reunindo famílias de pequenos agricultores interessados na valorização e resgate de sementes e mudas crioulas. Este ano, o município sede do encontro foi Palmitinho, que recebeu os agricultores no Salão Paroquial.
O objetivo do Intercâmbio é proporcionar aos agricultores e às entidades do setor um espaço de discussão e troca de experiências. Para iniciar o debate, a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Liberato Salzano, Luciene Duso, palestrou sobre alimentação saudável, reeducação alimentar e a importância do consumo de alimentos ricos em nutrientes para uma vida com mais qualidade. Para demonstrar os maus hábitos alimentares cometidos a extensionista traçou as diferenças entre dezenas de produtos industrializados e produtos advindos da agricultura familiar.
“Se nós não nos comprometermos com o nosso organismo a curto, médio e longo prazo, nós iremos sofrer as consequências. Mas todos os dias nós podemos construir uma nova história na nossa vida e na vida daqueles que nos cercam, começando pela alimentação que escolhemos”, declarou Luciene.
Na sequência da programação do encontro, os agricultores acompanharam a apresentação do integrante do MPA e representante da Cooperativa Oeste Bio, de São Miguel do Oeste/SC, Gilberto Afonso Schneider, que falou sobre as experiências de recuperação e multiplicação de sementes crioulas no MPA. “A realização deste Intercâmbio é uma experiência valiosa. É de extrema importância a produção de sementes crioulas na agricultura familiar. As sementes são vida e são garantia de vida, por isso, devemos resgatar e valorizar esse trabalho”, destacou Gilberto.
Na parte da tarde, a programação reiniciou com a apresentação de um teatro, encenado pelas representantes do Programa Primeiro Infância Melhor (PIM). Continuando a discussão, os representantes do MPA relataram sobre o trabalho desenvolvido com 200 famílias na região, como incentivo à produção e tratamento de sementes crioulas, participação do projeto de agroflorestas, entre outras atividades.
Como exemplo de produção e resgate das sementes e mudas crioulas o evento contou com a participação do agricultor, Norbélio Pigatto, de Palmitos/SC, que apresentou algumas das variedades encontradas na sua propriedade. “Este é um processo trabalhoso, mas que vale a pena pela qualidade daquilo que é produzido. Não é preciso muito espaço para cultivar mudas e sementes”, explicou o agricultor.
Ao final do encontro, os agricultores puderam realizar a troca das sementes e mudas crioulas. Para a gerente adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Claudia Zanatta Pedon, estes eventos reforçam o compromisso da instituição com o desenvolvimento da agricultura familiar. “Com a promoção destes intercâmbios nós buscamos resgatar uma cultura e um hábito que era presente na agricultura familiar. A produção de sementes crioulas é essencial, além de plantar para a susbsistência da família, o agricultor pode comercializar o excedente, complementando sua renda. Esse é o trabalho de assistência técnica da Emater/RS, mostrar maneiras para que os agricultores tenham trabalho digno, com renda e qualidade de vida no campo”, afirmou Ana Claudia.
O prefeito de Palmitinho, Luis Carlos Panosso, completou destacando a união e a parceria existente entre os municípios. “É essa união, esse trabalho realizado de forma conjunta entre os municípios e as entidades, que faz a diferença na agricultura familiar”.
O Intercâmbio contou ainda, com a presença de agricultores do município de Iraí e Caiçara, além de autoridades locais e dos municípios da região, como o prefeito de Pinheirinho do Vale, Peri da Costa, o prefeito de Taquaruçu do Sul, Vanderlei Zanatta, e do secretário da Agricultura de Palmitinho, Leandro Albarello.
A quarta edição do Intercâmbio Intermunicipal de Sementes e Mudas Crioulas está programada para o próximo ano e será realizada no município de Pinheirinho do Vale.
Texto: Marcela Buzatto