Com a temática Tendências e Desafios do mercado mundial, URI, ACI, CDL e Sebrae promoveram, na noite da última segunda-feira, 08, uma palestra que está sendo realizada nas maiores cidades do Estado. O evento é inspirado na Feira Internacional de Varejo que é o maior e mais importante evento de varejo do mundo, organizado pela NRF (National Retail Federation), e ocorre anualmente no mês de janeiro na cidade de Nova Iorque, EUA, reunindo os principais executivos atuantes no mercado de varejo online e offline.
Com o Salão de Atos lotado, os diretores do Sebrae, Fábio Krieger e Fabiano Bassani Zortea, apresentaram ao público presente, formado por acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI, empresários e representantes de 35 ACIs e CDLs da região, as práticas de gestão do varejo que estão dando certo pelo mundo.
Representando a entidade anfitriã do evento, a Diretora-geral da URI, professora Silvia Regina Canan destacou, em sua fala, a importância do evento. “Somos uma instituição de ensino, de formação de novos profissionais e somente por isso já se justifica sermos co-promotores desta palestra, com nosso professores e alunos, buscando atualização, debatendo temas tão atuais e pertinentes ao momento político-econômico que estamos vivendo. Para muitos, esse momento é essencial para mostrarmos nossos diferenciais e buscarmos alternativas para nossas dificuldades”.
O empresário José Luis Haubert, representando as demais entidades promotoras, resgatou o objetivo inicial da palestra e a relevância da mesma para a região. “Temos que encontrar alternativas para o que vem pela frente, que é desafiador. Uma certeza é a da mudança e temos que estar cientes de que precisamos lutar pelo nosso negócio, buscando no aperfeiçoamento, encontrar novas alternativas”,destacou.
Sobre a palestra
Os palestrantes, em suas explanações e através da apresentação de vídeos dinâmicos e criativos, abordaram diversos aspectos relacionados ao varejo, como a relação da loja física com a loja virtual e as novas tecnologias para este mercado. Destacaram também a postura dos empresários e sugeriram alternativas para enfrentar os obstáculos, melhorar os negócios e proporcionar experiências.
“É necessário estar atento aos insights do mercado. Precisamos sair da nossa loja para conversar com clientes, com concorrentes, para entender o comportamento do nosso cliente. Temos que encarar a crítica como oportunidade de inovar e agregar valor ao nosso produto. Postura esta que exige mais dos líderes de negócios”, destacaram.
No último momento da noite, os palestrantes ficaram à disposição do público para questionamentos, que foram pertinentes e enriquecedores ao tema abordado.
(Fonte: Jeane da Luz – Assessoria de Comunicação URI/FW)