
O mais importante e mais famoso símbolo histórico, cultural e religioso de Chapecó – a imponente Catedral Santo Antônio – necessita de um novo telhado. Para substituir essa estrutura com 60 anos de existência e cerca de 62 mil telhas, a Paróquia de Chapecó lançou nesta quinta-feira a campanha COBERTOS PELA FÉ.
A campanha, suas etapas e objetivos foram apresentados nesta quinta-feira pelo padre Igor Damo, pároco da Catedral, pelo publicitário Auro Pinto da agência T12, pelo casal-dirigente Edemir e Sônia Sebben e por membros do Conselho de Administração da Paróquia.
Localizada no centro da cidade, a Catedral foi inaugurada em 8 de dezembro de 1956. O projeto original é do arquiteto paulista Benedito Netto de Jesus, que também projetou a Basílica de Aparecida. Vista do alto, a Catedral possui formato de cruz. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.
As dimensões são grandiosas: a nave principal tem 37 metros de comprimento por 20 metros de largura. O conjunto da obra mede 62 metros de extensão por 45 metros de largura transversal. As duas torres têm 54 metros de altura e, as paredes, 18 metros. A área total construída totaliza 2.527 metros quadrados.
A Casa de Deus foi construída com a participação e o apoio de toda a comunidade, tendo a frente o Frei João Vianey Erdrich, da Ordem dos Frades Menores (OFM), cuja passagem por Chapecó notabilizou-se pela construção de obras ligadas a Igreja e a educação.
A catedral foi edificada pela Empresa Construtora Chapecoense do pioneiro Serafim Enoss Bertaso, um dos primeiros engenheiros do oeste catarinense, no período 1951-1956. José de Miranda Ramos era o prefeito que, em 1951, emitiu o alvará de licença para construção.
Agora, a Catedral precisa de investimentos da ordem de 1 milhão e 500 mil reais para a substituição total do telhado. Com 60 anos de existência, as telhas de barro nunca foram trocadas e esgotaram o limite de sua vida útil.
A campanha COBERTOS PELA FÉ será desenvolvida em três etapas. A primeira fase inicia imediatamente e consiste na contribuição individual no valor de 20 reais, simbolizando uma telha. Cada pessoa que fizer essa doação terá direito a assistir o show do “padre sertanejo do Brasil” Alessandro Campos no dia 11 de outubro, às 19 horas, no Parque da Efapi, onde estará sendo realizada a Expoeste. Por tratar-se de um domingo e véspera do dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, está prevista a presença de uma multidão para assistir ao famoso padre-cantor.
A segunda etapa da campanha para levantamento de fundos será a venda de um convite simbólico – também no valor de 20 reais – que dará direito a celebração protetora do padre Reginaldo Manzotti. Esse evento está previsto para o dia 5 de janeiro do ano que vem (2016) porque, nesse dia, iniciará oficialmente a reforma do telhado da Catedral.
A terceira e última fase consistirá na venda das telhas protetoras de Santo Antônio. As telhas antigas retiradas da própria Catedral durante a reforma receberão tratamento com a impressão da imagem do santo e a mensagem: “Santo Antônio proteja este ambiente. Telha retirada da Catedral Santo Antônio, Igreja Matriz de Chapecó, 60 anos após sua construção. Janeiro de 2016.”
A reforma do telhado estará concluída no máximo até o mês de junho de 2016, para os festejos anuais da tradicional Festa de Santo Antônio. A empresa contratada é a Zanon Construções e Reformas, de Guaporé (RS), que, no passado, reconstituiu o forro e os vitrais da Catedral. A campanha comunicacional tem o apoio da agência T12.