A rede de cuidado do SUS à pessoa com deficiência no Rio Grande do Sul conta com mais um Centro Especializado em Reabilitação (CER). O CER tipo II do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, funciona desde maio e foi oficialmente inaugurado nessa terça-feira (9), com a presença da secretária estadual adjunta da Saúde, Rosângela Dornelles.
O serviço é referência para a região norte do Estado no atendimento de pessoas com deficiência física e visual. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que trabalham com o objetivo de melhorar a capacidade física, mental, social e funcional, proporcionando maior autonomia e qualidade de vida aos usuários. O centro é um ponto de atenção ambulatorial especializado que realiza diagnóstico, tratamento, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. A capacidade de atendimento mensal é de 50 vagas para deficiência física e 40 vagas para deficiência visual.
A reabilitação visual é destinada às pessoas que apresentam baixa visão (campo visual menor que 20° no melhor olho) ou cegueira, enquanto a reabilitação física é voltada às pessoas com comprometimento do aparelho locomotor, como amputações, dificuldades de coordenação motora, equilíbrio e mobilidade.
Segundo a direção do hospital, a construção da piscina térmica e a aquisição de equipamentos para fisioterapia o Hospital Santo Antônio foi viabilizada com um investimento de R$ 341 mil em recursos da Secretaria Estadual de Saúde e R$ 700 mil de recursos próprios aplicados na aquisição e reforma do prédio e na compra de equipamentos para a reabilitação visual.
O CER II é referência para 65 municípios. A equipe é composta por traumatologista, bucomaxilofacial, oftalmologista especialista em visão subnormal, oftalmologista clínico, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, enfermeira, seis fisioterapeutas, quatro fonoaudiólogas e um recepcionista.
Desde o início das atividades, o CER já atendeu 1.268 pacientes, tendo realizado um total de 3.320 procedimentos como a colocação de prótese ocular, prótese de perna e o fornecimento de óculos e cadeira de rodas. O Hospital Santo Antônio solicitou extensão para CER III para incluir a reabilitação com colocação de aparelhos auditivos, além de diagnóstico.
O CER do Hospital Santo Antonio é o segundo centro especializado em reabilitação do Rio Grande do Sul que já contava com o CER do Hospital São José de Giruá.
Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom