A inauguração da nova sede do 37º Batalhão de Polícia Militar ocorreu na tarde desta terça-feira, 2, em Frederico Westphalen. A mudança para o prédio onde funcionava o Fórum consolidou-se ainda no último mês de abril. A antiga sede da Brigada Militar foi repassada para o Corpo de Bombeiros, que inaugurou a nova instalação na parte da manhã. Ambos os atos de inauguração foram transmitidos na íntegra, ao vivo, pelo Complexo Luz e Alegria.
A inauguração do Quartel da 5ª Seção de Combate a Incêndio de Frederico Westphalen, localizado na antiga sede do 37º BPM, ocorreu na manhã desta terça-feura, reunindo diversas autoridades civis, militares, e comunidade em geral.
Durante o evento que foi transmitido na íntegra, ao vivo, pelo Complexo Luz e Alegria, o primeiro-sargento Antonio Laudelino Moreira dos Santos passou o comando ao sargento Paulo Ricardo Rasia.
Criado oficialmente no município em 9 de outubro de 1995 sob Lei Municipal nº 2018 em um prédio provisório, situado na Rua Ivoti, tendo como seu primeiro comandante o Sargento Valmir José Françóis, a quinta sessão de combate a incêndios respondia na época por 22 municípios. A partir de 2011, com a criação do grupo no município de Nonoai, passou a ser responsável por 16 municípios da região Médio Alto Uruguai.
Em 2004, começaram as tratativas a fim de viabilizar a doação de um imóvel com área de 11.400 metros quadrados pertencente ao estado do Rio Grande do Sul, concretizada em novembro daquele mesmo ano para instalação dos órgãos de segurança pública do município.
Em março de 2008, o Poder Judiciário e o Ministério Público demonstraram interesse em utilizar parte da área para construção de suas sedes próprias, e em contrapartida a Brigada Militar receberia as instalações do antigo Fórum, para abrigar o 37º BPM e o Policiamento Ambiental e o Corpo de Bombeiros passaria a ocupar as instalações do quartel da polícia militar, com melhor estrutura e localização, tendo em vista a proximidade com a BR 386. A estrutura está localizada na avenida João Muniz Reis, 1445.
A mobilização de diversas entidades, dos poderes Executivo e Legislativo, dos órgãos de segurança pública e comunidade em geral, que garantiu a destinação de melhores estruturas para os Bombeiros e BM, foi destaca durante os pronunciamentos do comandante do 7º Comando Regional de Bombeiros Major Alexandre Bitencourt; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Tenente Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, representando o Comandante do Corpo de Bombeiros; o Sub-Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Paulo Moacir Stocker; e o Prefeito Roberto Felin Junior. Informações e fotos: Lucas Faustino LA