
O veículo explorador Opportunity, que aterrisou em Marte em 2004, e cuja principal função é analisar aspectos geológicos do planeta vermelho, enviou nesta semana uma imagem que está intrigando os pesquisadores.
A imagem revela uma concentração de saliências esféricas e difere bastante das formações esféricas de ferro, apelidadas de “blueberries”, encontradas pela Opportunity em diversas outras área do planeta.
“Essa é uma das mais extraordinárias imagens de toda a missão”, declarou um dos chefes do projeto, Steve Squyres, da Universidade de Cornell, nos EUA. “Quando vimos esses pequenos objetos esféricos, imediatamente pensamos nas “blueberries”, mas isso é diferente. Nós nunca vimos uma acumulação tão densa em Marte”.
“Elas parecem ser mais duras por fora e suaves no meio”, continua Steve Squyres. “Elas são diferentesem concentração. Elaspossuem uma estrutura diferente. Elas são diferentesem composição. Elassão diferentesem distribuição. Nóstemos então um quebra-cabeça geológico diante de nós.”
A Nasa lançou os veículos exploratórios Spirit e Opportunity em2003. ASpirit concluiu sua comunicação com a Terra em março de 2010. Os veículos foram responsáveis por importantes descobertas sobre o ambiente antigo de Marte, que favoreceram a hipótese de alguma forma de vida microbiana no planeta. Folha.