A 3ª edição do Ciclo de Estudos em Educação terá nesta segunda-feira, 31 de julho, um momento especial. A partir das 18 horas, no Salão de Atos da URI/FW, acontecerá o lançamento e a exposição de diversos livros, sobre as mais diferentes áreas de conhecimento, voltando-se à Educação. Entre as obras lançadas, estarão duas recentes publicações resultantes de dissertações do Mestrado em Educação, da URI/FW. São elas, “Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil” e “Educação Dialógico-libertadora é possível?”, livros com as conclusões das investigações teóricas sobre aplicações práticas. A lista de obras, conta ainda com outros quatro livros, também desenvolvidos a partir do trabalho de pesquisa no Mestrado em Educação. “Educação emancipatória como estratégia de efetivação do controle social em conselhos municipais de saúde”; “Pedagogia da alternância: possibilidade de emancipação para os jovens agricultores familiares”; “A interferência das doenças laborais na prática educativa sob a ótica dos professores do Ensino Médio”; A contribuição dos recursos das TDICs nos processos de aprender e ensinar”. E ainda duas coletâneas de artigos reunidos em livros, nos quais reúnem-se trabalhos de professores pesquisadores coordenadores de grupos de trabalho durante o IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em conjunto com a Rede Iberoamericana, que abordou assuntos relacionados às políticas e processos de formação docente na América Latina e Caribe. E a outra coletânea é fruto de trabalhos de pesquisa e produção do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais, da UNIJUÍ, que trata de questões teórico-metodológicas e saberes em pesquisa e educação.
Confira mais detalhes sobre as obras que serão lançadas.
1. Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil
Autores: Elisiane Andreia Lippi, Arnaldo Nogaro, Hedi Maria Luft
Sinopse: o livro “Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil”, ampara-se na experiência pedagógica e educacional dos autores e resulta de cuidadosa pesquisa teórica e de campo realizada com o objetivo de tratar de questões atinentes ao ingresso da criança na escola. A partir de relatos de educadores, gestores e pais, são apontadas sugestões e ideias que podem contribuir com o trabalho da escola e auxiliar os pais a sentirem-se seguros e criar um ambiente que ampare a criança e no qual possa sentir-se acolhida e feliz ao iniciar sua vida escolar.
2. Educação Dialógico-libertadora é possível?
Autores: Silvana Aparecida Pin e Cênio Back Weyh
Sinopse: a obra Educação Dialógico-libertadora é possível? tem como objetivo apresentar os fundamentos da educação dialógico-libertadora freireana e a importância da aplicação dessa proposta nas escolas públicas como fator de transformação do mundo em que vivem os sujeitos da educação, a fim de que se tornem construtores do conhecimento.
3. Educação emancipatória como estratégia de efetivação do controle social em conselhos municipais de saúde
Autores: Caroline Ottobelli e Cênio Back Weyh
Sinopse: o conteúdo presente nesta obra compreende o resultado de um estudo no qual analisamos as estratégias educativas formativas de caráter emancipatórios que são desenvolvidas pelos e com os conselheiros de saúde com o objetivo de qualificar a sua atuação na perspectiva do exercício do controle social. O estudo enunciado consiste em 3 capítulos onde o primeiro enfatizada a educação emancipatória como um fundamento para alcançarmos o pleno exercício do controle social. No segundo capítulo é abordado o controle social como um fundamento necessário para o exercício da cidadania. O terceiro capítulo enfatiza o estudo de campo com conselheiros municipais de saúde e comunidade geral aonde é promovida uma reflexão acerca da relação estabelecida entre a educação emancipatória como fundamento para o exercício do controle social.
4. Pedagogia da alternância: possibilidade de emancipação para os jovens agricultores familiares
Autores: Elisandra Manfio Zonta e Luci Mary Duso Pacheco
Sinopse: o livro Pedagogia da alternância: possibilidade de emancipação para os jovens agricultores familiares aborda quais os fundamentos práticos que estão presentes na Pedagogia da Alternância, que possibilitam uma mudança emancipatória na vida dos jovens agricultores. A formação por alternância trabalha com elementos fundamentais que desenvolvem o jovem através da formação integral, trabalhada na Casa Familiar Rural, e com a aplicação dos instrumentos pedagógicos e esses possibilitam a emancipação desses sujeitos que constroem e desenvolvem um projeto profissional de vida e membros ativos da sociedade.
5. A interferência das doenças laborais na prática educativa sob a ótica dos professores do Ensino Médio
Autores: Jaqueline Marafon Pinheiro e Neusa Maria John Scheid
Sinopse: a escola encontra-se, cada vez mais, no centro de atenções da sociedade. Nesse sentido, são demandadas mudanças urgentes na escola, a fim de que seja garantida a formação competente de seus alunos, de modo que sejam capazes de enfrentar criativa e criticamente, os problemas cada vez mais complexos da sociedade. A vida estressante, a agitação, os prazos, as metas, a complexidade que envolve o cotidiano dos professores acaba, por algumas vezes, não permitindo que estes profissionais consigam dispor de um tempo para cuidar de suas atividades pessoais e de sua saúde. Esses indivíduos constantemente estão preocupados com o aprendizado dos alunos, com a elaboração das aulas, com a correção dos trabalhos e provas, o que pode provocar certo abandono no que diz respeito à qualidade de vida, podendo prejudicar sua saúde. Com este intuito, emerge esta obra, a qual aborda o processo de adoecimento dos professores do Ensino Médio. Este livro surge como resultado de uma pesquisa de Dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus Frederico Westphalen. O objetivo geral desta obra foi investigar as doenças laborais mais frequentemente encontradas entre os professores do Ensino Médio e as razões que esses profissionais atribuem para o adoecimento. Ao chegar ao final da pesquisa, foi possível perceber que as doenças que mais acometem os professores do Ensino Médio são as emocionais e aquelas relacionadas à voz e que eles atribuem o surgimento destas ao estresse que vivem em sala de aula. Por fim, são sugeridas algumas estratégias de prevenção dessas doenças, além da promoção de saúde dos docentes.
6. A contribuição dos recursos das TDICs nos processos de aprender e ensinar.
Autores: Manoelle Silveira Duarte e Neusa Maria John Scheid
Sinopse: os estudos desenvolvidos no âmbito da educação – principalmente no que tange à relação educação e as modernas tecnologias digitais – caracterizam-se como um tema instigante, desafiador e extremamente relevante, que carece de pesquisas na busca constante de alternativas capazes de atrelar as ferramentas digitais à prática pedagógica, por meio de metodologias de ensino inovadoras, mais dinâmicas, interativas e próximas da realidade na qual os alunos estão inseridos. O avanço das tecnologias, em especial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), é notório e marcado por diversas mudanças em todos os segmentos da sociedade. Esta obra, que resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação da URI, Campus de Frederico Westphalen, tematiza as TDICs por meio do olhar de professores e alunos, avaliando seus entendimentos e percalços com a finalidade de edificar o uso das tecnologias na educação. Considerou-se como fator importante para pesquisa/análise que há mudanças na forma de pensar e de aprender das novas gerações, e que novos espaços de interações digitais constituem um campo estratégico a ser explorado nos processos de aprender e de ensinar. Diante disso, é necessário que os paradigmas de ensino e aprendizagem tradicionais sejam revistos e que ocorra a integração curricular das TDICs no contexto escolar.
7. Políticas educacionais e formação de professores
Organização: Elisabete Andrade
Sinopse: A proposição desta obra caminha no sentido de possibilitar que as reflexões realizadas no IX Simpósio Nacional de Educação possam ser compartilhadas, e desta forma, ampliando o campo de debates e de diálogos que se comprometem com as questões que envolvem a educação e a formação de professores no território Ibero-Americano. Os textos estão relacionados com a temática proposta pelo evento tanto no que se refere à discussão sobre as políticas públicas, quanto no que diz respeito à formação de professores. A articulação entre as políticas públicas, a formação de professores e o contexto da prática educativa são os eixos que conduziram as problematizações propostas no evento e que estão sendo sistematizadas a partir desta publicação.
8. Pesquisa, educação e cidadania: percursos teóricos e metodológicos
Organização: Helena Copetti Callai e Maristela Maria de Moraes
Sinopse: as reflexões apresentadas no livro são resultado da constituição das pesquisas que orientam a trajetória de investigação de cada um dos integrantes do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais. O livro tem como objetivo pensar as questões teórico-metodológicas em pesquisa em educação levando em conta a produção do conhecimento nas diversas áreas do saber. O esforço é o de pensar o campo teórico-metodológico como elemento importante para se chegar à verdade.
Fonte: Gherusa Cassol – Assessoria de Comunicação URI/FW com apoio de Tani Gobbi.