O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo mantem, de forma permanente, a campanha Doação de Órgãos, denominada ‘Uma Corrente pela Vida’. Segundo o coordenador da Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO-4RS) Cassiano Crusius, o aumento no número das doações está diretamente atrelado a um trabalho intenso e contínuo das equipes, ação desenvolvida ao longo dos 98 anos de história da casa de saúde.
Crusius informou que no ano de 2016 o HSVP registrou a doação de 32 córneas, 22 rins, 10 fígados e 43 segmentos ósseos, totalizando 107 órgãos. “O número é maior que 2015 quando foi contabilizado a doação de 36 córneas, 25 rins, nove fígados, um coração para válvula, um pâncreas e dois pulmões”, observa.
Ainda segundo a direção do hospital, no ano passado foram realizados 32 transplantes de córnea, 17 de rins, 17 de fígado e 51 de tecido ósseo. No ano de 2015 o hospital realizou 60 transplantes de córnea, 21 de rins, 12 de fígado e 50 de tecido ósseo.
Cassiano Crusius lembra que a escolha pela doação de órgãos é um gesto que simboliza solidariedade e amor ao próximo. “O sim de uma família para a doação cria um elo pela vida e dá esperança a tantas pessoas que aguardam na fila por um transplante”, analisa. Ele disse que as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) juntamente com a Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO-4RS) vem trabalhando intensamente na identificação de possíveis doadores, bem como no atendimento e suporte das famílias de doadores e transplantados.
A CIHDOTT e a OPO são os setores responsáveis por encaminhar pacientes para lista de espera, organizar a documentação de liberação para que a doação seja efetivada, comunicar ao paciente que receberá a doação e acompanhar todo o procedimento desde a chegada do doador até a realização do transplante de órgão. Cassiano explica que a família do possível doador só será abordada após os exames e a conclusão de que o paciente teve morte encefálica por isso, a comissão atua no amparo dessa família desde a entrada do paciente potencial doador.