A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) assina, nesta quinta-feira (16), com a Emater/Ascar, convênio de cooperação para a realização de ações de assistência técnica no Programa de Revitalização Vitivinícola em cinco regiões do Estado. A assinatura ocorre às 20h, no Clube Internacional do Chapadão, no 1º Distrito do município de Jaguari. Para a execução do convênio, que vai beneficiar as regiões do Vale do Jaguari, Quarta Colônia, Centro-Serra, Alto Uruguai e Planalto, a Secretaria da Agricultura vai repassar à Emater o montante de R$ 2,2 milhões. O convênio permitirá disciplinar a cooperação, integração e a complementação de esforços, entre a Secretaria da Agricultura e a Emater, para a assistência técnica de 600 famílias da agricultura familiar. A finalidade é a de promover a recuperação dos vinhedos nas áreas marginais à produção tradicional e o desenvolvimento da viticultura no Rio Grande do Sul, através da produção de uva para vinho e para sucos que atendam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Uma vez que os produtores dessas regiões têm dificuldades em acessar as tecnologias e insumos necessários para uma produção sustentável e economicamente viável, o programa vai possibilitar a adoção de técnicas de base ecológicas e adequadas à vinificação.
Metodologia
Para desenvolvimento do programa, 10 engenheiros agrônomos da Emater vão realizar os trabalhos de análise de solo, fertilidade, nutrição das plantas, manejo de cobertura do solo, manejo da videira, poda, controle de pragas e doenças, ponto de colheita e qualidade da uva para consumo e industrialização.
Semestralmente, será apresentado à Secretaria da Agricultura um relatório técnico com a apuração do trabalho realizado e especificação dos indicadores de verificação do alcance das metas; execução de 3 mil visitas técnicas, 76 reuniões, realização de cinco dias de campo no primeiro ano e cinco no segundo ano de convênio, totalizando mais de 18 mil horas técnicas.
Secom /RS