O Rio Grande do Sul assinou na última sexta-feira (10) a adesão ao Plano Nacional de Segurança Pública, que trará reforço no efetivo policial nas regiões da fronteira, prevê a criação de um novo presídio na região central e o reforço estrutural nos presídios do Estado.
A medida mais importante para a região é o anúncio de um sistema bloqueador de celulares para o Presídio Regional de Passo Fundo.Ao todo doze instituições receberão bloqueadores de celular (Canoas, Montenegro, Osório, Santa Maria, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul).
Ainda há a previsão de compra de 14 veículos-cela, 433 tornozeleiras eletrônicas e 23 scanner corporais que poderão ser entregues também ao presídio de Passo Fundo. Em entrevista na Uirapuru, o diretor do Presídio Regional de Passo Fundo, Renato Garlet, afirmou que o anúncio de bloqueador de celular vai acabar com um problema antigo: a comunicação dos presos com o mundo externo. Garlet destacou que os celulares entram, na maioria das vezes por arremesso e as operações de fiscalização confiscam os aparelhos de forma frequente, mas em pouco tempo eles retornam. Com o bloqueador e sem comunicação Garlet acredita que o crime sofrerá um revés, já que boa parte das ações externas são comandadas por presos que se comunicam e dão ordens por telefone. Ainda não foram definidas as datas para a instalação dos bloqueadores de celular, mas a expectativa é de que isso ocorra ainda dentro deste ano. (Informações RÁDIO UIRAPURU).