
Foto: Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) vai ampliar a fiscalização sobre os gastos com gasolina e diárias dos deputados gaúchos, investigando os dados entre 2012 e 2014 em busca de irregularidades. A garantia foi dada no fim da manhã dessa quinta-feira pelo presidente do órgão fiscalizador, Cezar Miola, atendendo a pedido do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Edson Brum (PMDB).
A intensificação da fiscalização vai ocorrer a partir de segunda-feira, com técnicos do TCE trabalhando dentro da Assembleia Legislativa em busca de irregularidades. O presidente do TCE promete uma fiscalização sobre a totalidade dos gastos com combustível e diária dos deputados, ampliando a fiscalização que ocorre usualmente de forma amostral. Segundo Miola, uma auditoria especial já havia começado após o Tribunal ter detectado fragilidade nos mecanismos de controle do legislativo.
“Já a partir das denúncias que vieram à tona nós já estávamos avaliando a possibilidade de ampliar o objeto para o universo dessas despesas ao longo dos exercícios de 2012 a 2014. O objetivo (dessa inspeção ) é universalizar, ou seja, examinar em relação a toda despesa da Assembleia. Nós já estávamos examinando esse tema na Assembleia, inicialmente em uma auditoria ordinária. Em face de algumas evidências, indicativos de deficiência no controle, nós já havíamos decidido retroagir esse exame para 2012 e 2013″, disse Miola.
O deputado Edson Brum defendeu o aumento do controle externo como forma de preservar a história da Casa que preside. “Eu quero que façam tudo, verifiquem tudo. Somos 55 parlamentares, em torno de 2 mil servidores, e a Assembleia tem uma história bonita que não pode ser manchada por algo pontual”, argumentou.
A busca pelo aumento da fiscalização ocorre menos de uma semana após virem à tona denúncias contra o deputado Diógenes Basegio (PDT) por fraudes nos gastos com gasolina, extorsões sobre servidores com Cargo em Confiança (CC’s) e contratação de funcionários fantasmas.
Fonte:Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba