O frio intenso que já chegou ao Rio Grande do Sul deixa a Defesa Civil do Estado em alerta. O principal cuidado é por conta da Agricultura e da Pecuária em regiões onde a geada pode gerar problemas para a lavoura e para o gado. O alerta, conforme o major Ben-Hur Pereira da Silva, é dado com 24 horas de antecedência para os municípios com maior risco. Na região de Frederico Westphalen as prefeituras, através das Secretarias da Agricultura, Saúde e Assistência Social, também tomam precauções. As ações devem concentrar-se, especialmente, em relação a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Neste sábado, em Frederico Westphalen, a temperatura mínima deve ser de 10 graus e no domindo, mínima de 8 graus e máxima de 11 graus. Já na segunda-feira a mínima deve ser de 4 graus, caindo para 2 graus na terça e um na quarta-feira.
As regiões com maior risco são a Serra, o Noroeste e a Campanha. Nos casos onde as perdas forem realmente drásticas, o município pode decretar situação de emergência. “Somente o prefeito pode fazer o pedido de situação de emergência. Se houver danos graves, esperamos o pedido da Prefeitura, analisamos in loco, e só depois o governo estadual homologa ou não a situação”, explica Ben-Hur.
A previsão, conforme a MetSul Meteorologia, adverte que o Estado vai ser atingido por pulsos de frio intenso. Serão três em apenas dez dias. O primeiro já ocorreu nessa madrugada. Um segundo deve se registrar na madrugada de terça-feira, derrubando as temperaturas para 0ºC ou menos na Serra. Porto Alegre deve apresentar mínimas de 4ºC e 6ºC nos dias mais frios. Somente na quinta-feira o clima gelado deixa o Rio Grande do Sul, avançando para o restante do país.
O fim de semana deve ter frio intenso em todo o Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, neste sábado, a nebulosidade ganha força e as temperaturas próximas de 0ºC e negativas se repetem no Sul, no Oeste e na Campanha. Do Centro para o Norte gaúcho, a expectativa é de chuva. No domingo, persiste a variação de nuvens e a temperatura cai ao longo do dia com o ingresso de nova massa de ar polar. A mínima deve ser registrada à noite e há chance de neve ou chuva granular, possibilidade que cresce na segunda e na terça-feira.