Continuidade. Esta é a orientação da direção da JBS em relação às atividades do frigorífico de Frederico Westphalen. A informação é do gerente da unidade, Joel Galvan. O frigorífico abate 1,7 mil suínos por dia e conta com mil funcionários. A unidade local foi adquirida da Seara/Marfrig recentemente pela JBS.
Conheça a JBS
A JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno e latas. A companhia está presente em todos os continentes, com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países.
Com acesso a 100% dos mercados consumidores, a JBS possui 140 unidades de produção no mundo e mais de 120 mil colaboradores focados no sucesso da companhia, sustentado pelo espírito empreendedor e pelo pioneirismo.
A vanguarda da JBS pode ser conferida em diversos momentos de sua trajetória:
• Foi a primeira a se consolidar no setor de frigoríficos no Brasil.
• A visão estratégica, com foco na política de expansão, iniciou a internacionalização da companhia a partir de 2005, com a aquisição da Swift Argentina.
• Com a abertura de capital em 2007, a JBS reforçou o pioneirismo, sendo a primeira companhia no setor frigorífico a negociar suas ações em bolsa de valores.
• Em 2007, a JBS consolidou-se como a maior empresa do mundo no setor de carne bovina, com a aquisição da Swift & Company nos Estados Unidos e na Austrália. Com a nova aquisição, a JBS ingressou no mercado de carne suína, apresentando um expressivo desempenho também nesse segmento ao encerrar o exercício como o terceiro maior produtor e processador desse tipo de carne nos EUA. A aquisição aumentou o portfolio da companhia ao incluir os direitos sobre a marca Swift em nível mundial.
• Em 2009, a JBS consolidou a sua plataforma de produção de proteína no mundo e diversificou a sua atuação. Com a compra da Pilgrim’s Pride, a JBS ingressou no segmento de frangos e, com a incorporação do Bertin Ltda., empresa brasileira, entrou no segmento de lácteos e biodisel.
Também estão incorporados à gestão da JBS a busca pela modernização, qualidade dos produtos e matérias-primas, construção de mais e melhores relações com parceiros, clientes, colaboradores e sociedade, a satisfação de seus acionistas e o compromisso com questões de responsabilidade socioambiental.
Sustentabilidade
A JBS acredita que seu desenvolvimento e crescimento empresarial devem estar associados à sustentabilidade de suas ações. Assim, a companhia segue as boas práticas da governança corporativa e adota uma postura de transparência junto a seus públicos de relacionamento e investe constantemente na melhoria da cadeia produtiva com foco na redução de possíveis impactos ambientais, além de buscar formas de estreitar sua relação com os colaboradores, familiares e a comunidade em geral, por meio de iniciativas de caráter social.
As premissas da sustentabilidade, que incluem ser ecologicamente viável e correto, socialmente justo e culturalmente aceito, sempre fizeram parte do desenvolvimento e crescimento da JBS em todos os países em que atua. Afinal, apoiar o uso sustentável dos recursos é uma medida que contribui tanto para a melhoria do clima do planeta quanto para o bem-estar das comunidades onde a JBS está presente.
Ciente de sua responsabilidade como a maior companhia de processamento de proteína animal do mundo, a JBS adota uma Política de Sustentabilidade adequada a cada uma de suas unidades, incluindo aspectos ambientais, procedimentos adotados, relacionamentos e investimentos, utilização de recursos naturais e tratamento de resíduos.
Compromissos da JBS com a Sustentabilidade nos próximos 5 anos:
• Redução de emissões de gases de efeito estufa.
• Modernização das estações de tratamento de efluentes.
• Utilização da biomassa como fonte de geração de energia.
• Uso de biodiesel na frota de caminhões do Grupo.
• Implementação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental – nas unidades industriais.
• Apoio ao sistema brasileiro de rastreabilidade.
• Implantação de Programa de Pecuária Sustentável.