
O 37º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen tem como patrono um dos precursores das comemorações no município, Irineo Ernst, mais conhecido como Zé Campeiro, e como prenda de honra a sota-capataz do CTG Rodeio da Querência, Mirtes Quadros. A Chama Crioula foi acesa por Zé Campeiro.
Ontem foi finalizada a construção de 67 galpões crioulos, ao redor da Praça da Matriz. Os galpões de madeira são padronizados e as atividades, tanto nos galpões como no tablado no calçadão da praça, encerram a meia noite. Um regulamento deve ser seguido pelos tradicionalistas.

O evento é organizado pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e Associação Farroupilha Frederiquense (AFF).

Os galpões possuem luz elétrica, esgoto para pia, água potável e encanada, sendo que todas as estruturas já foram comercializadas. O local também conta com segurança privada e banheiros químicos. “Teremos muitas atrações musicais e culturais que poderão ser acompanhadas pela população frederiquense”, observa Favin.
Neste domingo,13, às 21h haverá o primeiro show, com Gaitaço Nativo. Uma das atrações é o 3º Barril da Canção Gaúcha, que visa oportunizar a revelação de talentos musicais, além de show musicais. 

O Complexo Luz e Alegriu transmitiu a solenidade de abertura e, durante todo o evento, tratará muitas informações relacionados a esta programação que mobilização a comunidade local e regional.