Depois de uma paralisação geral, dia18, técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado decidiram manter a mobilização nos postos fiscais e turmas volantes. Seguem suspensos a lavratura de Termo de Infração do Trânsito e o registro para o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).
A adesão à paralisação ocorrida hoje agregou ainda Delegacias da Receita Estadual e repartições fazendárias, com adesão praticamente total dos servidores, conforme o presidente do Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Rio Grande do Sul (Afocefe), Guilherme Campos. O protesto afetou serviços como o recebimento de notas fiscais avulsas e certidões, entre outros.
Campos explica que a categoria está descontente com as alterações no Termo de Infração de Trânsito, que deixou de especificar o responsável por conduzir cargas irregulares. Além disso, a categoria protesta pelo fechamento de postos de fiscalização em Maximiliano de Almeida, Alpestre, Vicente Dutra e Itaimbezinho.
Conforme Campos, há 12 anos não é realizado concurso, sendo que hoje há 920 técnicos no Estado. Para dar conta da demanda, a categoria entende que são necessários pelo menos mais 200 e pede a abertura de concurso imediato para permitir uma fiscalização ostensiva nos postos e delegacias fazendárias.
Os servidores aprovaram assembleia geral permanente e uma reunião ocorre no dia 28 para decidir os rumos do movimento. O presidente sindical adverte que não está descartada a possibilidade de greve, caso o Executivo não se mostre aberto ao diálogo. Rádio Guaíba.
(Agostinho Piovesan)