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Ferrovia Norte Sul deve passar por Palmeira das Missões

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
7 de abril de 2014
in Destaque-Lateral
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unnamedO município de Palmeira das Missões aguarda o resultado do Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferrovia Norte Sul, que será divulgado pela empresa pública Valec até o final de abril, informando o traçado definitivo. 

Há cerca de 30 dias, o Gabinete de Projetos da Prefeitura recebeu um memorando que a Valec enviou para a Bancada Gaúcha, em resposta ao pleito da Amzop e da Amuceleiro, referente ao traçado da ferrovia. No documento a Valec confirma que há previsão da passagem dos trilhos por Frederico Westphalen, Seberi e Palmeira das Missões, seguindo por Cruz Alta.
Ferrovia de bitola larga (1,60m), a Norte Sul é a primeira ferrovia tronco do país, com previsão de extensão total de 4.200 km, partindo de Barcarena/PA e terminando em Rio Grande/RS. Em complemento, deverão ser viabilizados projetos, implantações, reconstruções e melhorias de ramais regionais, cuja função será a coleta de cargas e o escoamento da produção dos municípios e regiões, com vistas ao carregamento nos seus polos.
As primeiras tratativas referentes à ferrovia aconteceram em meados de 2007 para que ela contemplasse o Rio Grande do Sul, sem discutir o traçado. Recentemente, após diversas audiências públicas realizadas no Estado, cada região defendeu o seu interesse, e vários traçados foram propostos.
Uma importante articulação foi realizada na região de Palmeira das Missões, através da mobilização das cidades que integram a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop). Contudo, mesmo com a previsão da Valec do traçado passar pela região, não se pode deixar de ficar atento para que se assegure a efetivação deste caminho, uma vez que em outros Estados houve modificações posteriores.

Benefícios
Entre os benefícios da construção da ferrovia está a redução do custo do frete dos produtos agrícolas e consequente queda no custo dos insumos. Desta forma, há a tendência de maiores resultados nos lucros dos produtores rurais. Além disso, existe a possibilidade da melhoria na conservação das estradas e redução de acidentes, com a queda do transporte de cargas nas rodovias.

Cronograma
Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que define o traçado – de maio de 2013 a abril de 2014;

Projeto básico – de maio de 2014 a abril de 2015;

Licença prévia e de instalação – de maio de 2014 a abril de 2016;

Obras – a partir de maio de 2016.

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