
Para qualificar a cadeia produtiva da piscicultura no município de Nonoai, a Emater/RS-Ascar promoveu uma tarde de campo nesta quarta-feira (15/03), trazendo importantes informações sobre a atividade. O evento foi realizado na propriedade dos produtores Sebastião dos Santos e Maria de Lurdes, na Linha São José, interior do município. Produtores de Nonoai que já investem na piscicultura participaram do evento, na tentativa de melhorar as técnicas aplicadas à atividade.
A propriedade do seu Sebastião e da dona Maria foi escolhida por ser um bom exemplo de como a piscicultura pode ser uma boa alternativa para aproveitamento de pequenas áreas. A pequena propriedade da família tem 6,5 hectares, 1,4 hectares de lâmina de água. São seis tanques de piscicultura instalados na propriedade. Com a atividade da piscicultura o produtor conseguiu otimizar a pouca área que tinha e gerar a renda da família. No último ano, com a produção de tilápias, a família comercializou 18 mil quilos de peixe.
O assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski, conduziu a capacitação e abordou os principais temas envolvendo a piscicultura, como sistemas de cultivo, construção de viveiros, diferenças entre as espécies e hábitos alimentares, qualidade da água, doenças e pragas, comercialização e equipamentos.
De acordo com Carlos, a região ainda está muito atrasada no uso de tecnologia envolvendo a piscicultura. Por isso, a Emater/RS-Ascar vem trabalhando de maneira mais intensiva com os produtores, realizando capacitações, a fim de qualificar aqueles que já trabalham com a atividade. Dessa forma, os produtores estarão mais próximos e capacitados para adotar novas tecnologias e desenvolver ainda mais a cadeia produtiva da piscicultura.
Durante a tarde de campo, os produtores puderam visitar os viveiros da propriedade e acompanhar a análise da Emater/RS-Ascar quanto à qualidade da água, uso de adubação, entre outros fatores. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Olavo Arsego, fez uma demonstração de filetagem, mostrando aos produtores como verificar se um peixe está doente verificando os órgãos internos.
O vice-prefeito de Nonoai, Paulo Rodrigues, participou do evento e reiterou o compromisso da Prefeitura junto aos produtores. “Queremos ressaltar o nosso apoio à atividade da piscicultura em nosso município. Já estamos em busca de recursos para que possamos investir e desenvolver a atividade. Temos municípios vizinhos com bons trabalhos na área da piscicultura e pretendemos nos espelhar nisso e, logo, criarmos um programa municipal”, afirmou Rodrigues.
O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, vereadores de Nonoai e demais lideranças do município também prestigiaram o evento. (Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen/Jornalista Marcela Buzatto).