A preparação do grupo do União Frederiquense para a disputa do Gauchão teve um nível de exigência maior na tarde deste domingo, 11 de janeiro. O primeiro jogo-treino da equipe foi realizado contra o selecionado de atletas de Frederico Westphalen, no Vermelhão da Colina. Para um público de aproximadamente 300 pessoas, o União não decepcionou e venceu por 6 a 0. O jogo foi dividido em quatro tempos de 30 minutos, onde foram intercalados jogadores considerados titulares e reservas. Os gols saíram no 2° tempo, com Jéfferson e Paulinho Macaíba (2), no 3º tempo, com Maranhão e no 4º tempo, com Nilton e Lucas Viana.
1º tempo
No início da disputa contra a Seleção de FW, o técnico Rodrigo Bandeira colocou em campo o time considerado titular, no esquema 4-4-2. O União Frederiquense foi muito superior, criou inúmeras oportunidades, mas falhou nas finalizações. A primeira chance da equipe foi a 5 minutos com Jefferson, que chutou para fora. Aos 10, Josiel recebeu cruzamento e, livre de marcação, cabeceou à esquerda do gol.
O selecionado de FW chegou com perigo aos 12 minutos, com Alan Alonso obrigando o goleiro Nícolas a fazer boa defesa. O União chegou perto de marcar duas vezes com Macaíba. No primeiro lance, o atacante chutou forte e o goleiro Alemão defendeu com os pés. No minuto seguinte Macaíba recebeu de frente para o gol, mas chutou por cima.
Aos 25, Jefferson acertou um canhotaço e Alemão teve que se esticar para defender. Já a Seleção de FW quase marcou com Diego Pereira, que recebeu bom passe e chutou por cima.
2º tempo
Para a segunda etapa o selecionado frederiquense trocou todo o time, enquanto o União voltou com a mesma formação. A primeira boa chance foi do Leão da Colina. Gramadense cruzou, a bola desviou no marcador e quase enganou o goleiro Roberto.
Aos 14 minutos saiu o goleiro Nícolas e entrou Lúcio no União. Quatro minutos depois saiu o primeiro gol da equipe. O árbitro viu toque de mão dentro da área e marcou pênalti. Jéfferson foi para a cobrança e abriu o placar. Aos 21, Macaíba chutou no canto e ampliou. Já aos 28, Macaíba sofreu e cobrou a penalidade, ampliando o placar para 3 a 0.
3º tempo
Nesse período o União fez a troca do time. Com apenas 10 segundos de bola rolando, Maranhão deixou o dele. Aos 8 minutos, Alan cobrou falta para o selecionado frederiquense e a bola passou muito perto do gol. Maranhão estava com fome de bola e quase marcou mais um após fazer fila na marcação. Aos 24 minutos, Juca cruzou para a área e Lucas Viana cabeceou por cima.
– É normal um pouco de afobação, por ser o primeiro jogo da temporada. Começamos errando muito nas finalizações, mas com o passar do tempo corrigimos e o time melhorou –, disse em entrevista à rádio Luz e Alegria o zagueiro Fred.
4º tempo
Para esse tempo de jogo ocorreu a entrada de Almir e a saída de Fred no time do União. A primeira boa chance da equipe profissional veio aos 9 minutos , quando Juca disparou um forte chute, que parou nas mãos do goleiro. Nilton entrou no lugar de Ricardinho e Jovani na vaga de Almir.
Aos 16 minutos Patito arriscou de longe e Roberto defendeu. O goleiro Éderson também foi testado no time. Aos 24, Juca recebeu passe na pequena área, mas na hora de concluir pegou muito embaixo da bola e jogou por cima.
Aos 25, Nilton recebeu bom passe de Geovani e, livre de marcação, colocou no canto, marcando o quinto gol. Faltando um minuto para acabar, o União marcou mais um. Lucas recebeu na grande área, fintou a marcação e fuzilou, fechando a conta em 6 a 0.
Destaques
O jogo-treino apresentou várias surpresas positivas no União. A principal delas é o meia Jéfferson. O jogador foi responsável por articular as jogadas, teve muita movimentação e marcou um gol.
A dupla de zaga formada por Fred e Junior Carvalho não foi muito exigida, assim como os goleiros. Porém, quando trabalharam mostraram segurança.
Os laterais foram bastante explorados durante o jogo. Na direita, Régis subiu bastante ao ataque e mostrou qualidade. Na esquerda, Gramadense segue mostrando o excelente futebol que o torcedor já conhece.
Jovani e Almir deverá ser a dupla de volantes titular do time. O ataque formado por Josiel e Paulinho Macaíba foi efetivo. Macaíba guardou dois e Josiel, apesar de não marcar gol, buscou o jogo e algumas vezes deixou os companheiros em situação de marcar. Maranhão também fez uma boa partida e já começa a dar preocupações ao Bandeira sobre quem escalar.
O União volta a campo no próximo sábado, 17, quando fará amistoso contra o F.C. Cascavel, no Vermelhão da Colina, às 17 horas.