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EDUCAR E HUMANIZAR – SITUANDO O OLHAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
17 de maio de 2017
in Destaque-Lateral, Geral
0
Eracilda de Assumpção
Secretária Municipal de Educação e Cultura de Frederico Westphalen
Mestre em Educação

O Educar e humanizar “ carrega em si o sentido que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, de Frederico Westphalen, através de sua equipe de trabalho, da equipe diretiva das escolas, dos professores e comunidade escolar assumem como compromisso educativo.

A SMEC iniciou seu trabalho através de um grande encontro com as direções das escolas, professores e funcionários reunidos num único momento, sem escalas hierárquicas, uma vez que em educação todos devem estar inseridos nos mesmos objetivos e propósitos. O segundo momento se traduziu no diagnóstico das necessidades pedagógicas dos professores. Diagnóstico este que está nos ajudando a delinear o caminho a ser seguido. Partindo nesse segundo momento para um encontro entre a equipe pedagógica da SMEC, com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.

O diálogo com os pais através de reuniões, em cada escola, está sendo de fundamental importância, no sentido de que os mesmos possam acompanhar e fazer parte do percurso de aprendizagem, cuja visão seja de todos os envolvidos.

Para termos um projeto educativo realista e criar as condições necessárias para alcançarmos os objetivos em que se insere o “educar e humanizar” faz-se necessária a construção de um Projeto Pedagógico que seja a expressão da vontade explicita e partilhada de toda comunidade educativa, uma vez que deve ser o fio condutor da ação coletiva, contribuir para aproximar as necessidades e as percepções de uns e de outros, para forjar a médio e longo prazo novas atitudes e para fazer evoluir a cultura pedagógica.

Quando existe a clarificação do projeto educativo, comum, leva a comunidade pedagógica a indagar-se sobre sua identidade, sobre quem ela é ou gostaria de ser, sobre o afastamento entre as duas e a maneira de diminuir esse afastamento. Esse processo de planejamento contribui para tornar os professores e equipe diretiva e pedagógica atores da construção do sentido da mudança e de sua aplicação.

Estamos cientes de que o processo de mudança só terá êxito se houver um trabalho constante de elaboração conceitual e de reflexão, com formação continuada de todos seus protagonistas, para que garanta sua legitimidade.

O nosso proposito parte do princípio de que a mudança deve acontecer não só através do desejo do líder, mas do olhar de cada um para seu próprio projeto de vida, como educador. A busca da alegria, da felicidade, do afeto é fundamental nesse universo, no qual nos propomos, ou seja, a busca de uma educação de qualidade.

É relevante salientar que toda e qualquer mudança, em educação, deve partir do princípio da unidade e do respeito a diversidade. Tendo presente, que vários fatores devem estar na pauta de nossas reflexões, iniciando  pela nossa visão sobre os docentes, uma vez que em sua   individualidade projetam mudanças a partir de suas práticas, por exemplo, em relação ao convívio escolar com seus alunos, outras são encaradas porque a cultura ambiente as propõe, porque cada um de nós é convidado a interrogar-se sobre o seu fazer pedagógico, temos ainda, o sistema educativo, as políticas públicas de educação, e a estrutura organizacional de cada estabelecimento de ensino.

O professor traz um contexto, de experiências e vivências pedagógicas. Daí a necessidade de uma organização do trabalho flexível e adaptativo para introduzir, progressivamente e de acordo com as possibilidades de cada um, as mudanças necessárias. Portando, toda e qualquer mudança só é possível através da construção de um projeto comum.

Finalizo com o pensar de Paulo Freire, quando na década de 60 trazia a educação para o campo da humanização, não da mera instrumentalização, mas para as velhas e novas questões do sentido da própria condição humana.

 

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