• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Doação e transplante de órgãos fazem parte da história do HSVP

Agostinho Piovesan by Agostinho Piovesan
11 de julho de 2012
in Destaque-Principal, Regional
0

 Doação e transplante de órgãos fazem parte da história do HSVP  A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo atua de forma constante para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. A campanha permanente Doe Órgãos – Uma corrente pela vida é um exemplo concreto desse trabalho que busca ao final do ciclo vital, dar continuidade à vida de outras pessoas. No primeiro semestre de2012, aCIHDOTT captou quatro fígados, 10 rins e 14 córneas. Duas doações resultaram em 26 segmentos ósseos captados e processados pelos profissionais do Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME) do HSVP. A finalidade de proporcionar uma nova oportunidade de vida às pessoas que precisam de um transplante está alicerçada na história da instituição. Em 1969, de forma pioneira, mesmo num contexto de escassa tecnologia para os profissionais de Medicina, o HSVP realizou o transplante de córnea. Com esse espírito de vanguarda, em1981, ainstituição foi a primeira do Brasil a organizar um Banco de Tecidos Musculoesquelético. No ano de 1988 realizou o primeiro transplante de fêmur. Também nesse ano fez o primeiro transplante de coração do sul do país. Já no século XXI realizou o primeiro transplante de fígado do interior do estado, e em 2002, o primeiro transplante meniscal do país. Conscientização permanenteTodas estas conquistas foram possíveis graças à dedicação de profissionais que levam a conscientização ao maior número de pessoas. “Nosso trabalho para a conscientização é permanente. Precisamos cada vez mais desmistificar os mitos e as dúvidas sobre a doação de órgãos. É importante que aquelas pessoas que possuem o desejo de serem doadoras avisem seus familiares. Ninguém espera a morte de um familiar ou amigo querido. Todos nós esperamos a vida! Mas é importante que cada um entenda que quando alguém encerra a vida aqui, outros podem ser salvos com o transplante de órgãos. Portanto, é fundamental que além dos doadores, a família também esteja consciente dessa vontade, pois é ela quem autoriza ou não a doação”, enfatizou a assistente social da CIHDOTT, Mara Mendes.

De janeiro até o final de junho, 50 transplantes de córneas, cinco transplantes de rins e seis de fígado foram realizados no HSVP. “Dos cinco transplantes de rins, três foram intervivos e nos transplantes de fígado, um também foi intervivos”, informou a assistente social do CIHDOTT que atua no acompanhamento pós-transplante, Franciele de Freitas Gehlen.

O HSVP possui desde 2005 com o único Banco de Tecido Musculoesquelético do estado que é um dos oito em funcionamento no Brasil. “Neste primeiro semestre encaminhamos 332 unidades de tecido ósseo para procedimentos odontológicos e 71 para procedimentos ortopédicos”, ressaltou o enfermeiro responsável técnico pelo banco, Maurício Zangirolami.

A novidade do ano no HSVP é o Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) que realiza triagem clínica e sorológica dos potenciais doadores de tecido ocular, enucleação – retirada do globo ocular – processamento, avaliação e distribuição da córnea para transplante, garantindo a conservação e a qualidade do tecido para disponibilizá-lo à realização de cirurgia oftalmológica.

Doe Órgãos – Uma corrente pela vidaDoe órgãos – Uma corrente pela vida é o lema que leva as pessoas à mensagem para formação de uma corrente social que conscientize o maior número de pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. A campanha institucional foi lançada em setembro de 2010. E nesse ano, contou com a parceria da UPFTV, da mantenedora Universidade de Passo Fundo afiliada do Canal Futura, que veiculou em seu canal os três vídeos da campanha.

Previous Post

Felicidade

Next Post

Prefeitos pedem ao governo do RS mais vacinas e Tamiflu para conter gripe A

Next Post

Prefeitos pedem ao governo do RS mais vacinas e Tamiflu para conter gripe A

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« abr    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Contato
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.