
A possibilidade de reabrir a ponte no rio Uruguai, em Iraí/Palmitos, para o trânsito de alguns veículos, especialmente automóveis, antes mesmo da recuperação do pilar, cuja obra está em andamento, é uma medida que poderá ocorrer, a partir da audiência no Dnit, em Brasília. Lideranças gaúchas e catarinenses se encontraram com a direção do Dnit, na Capital Federal, no final da tarde desta terça-feira. O encontro em Brasília ocorreu a partir de uma iniciativa do Rotary Clube de Frederico Westphalen e que ganhou força com a adesão de entidades, instituições, políticos e empresários.
Segundo o diretor-geral do Dnit, general Jorge Ernesto Fraxe, nesta quinta-feira,4,técnicos do Dnit farão nova avaliação da ponte e definirão se é possível liberar parcialmente o trânsito.
Já engenheiros da empresa Sogel, que realiza obras de recuperação da ponte – onde trabalham mais de 20 pessoas – informaram que na próxima sexta-feira mergulhadores estarão atuando na base do pilar. A empresa realiza obras de reforço nos tubulões (um tipo de fundação profunda de concreto e ferro) danificados pela última cheia. As obras de recuperação da viga que apresenta problemas há mais tempo, também tem continuidade informam os engenheiros.