
Local de atendimento:
Passo Fundo – Rua Teixeira Soares 885, sala 1001, tel (54) 3622-2989/3622-2990
Com a chegada do verão é preciso que os idosos tenham alguns cuidados, isso por que, nesse período do ano, é muito fácil com que eles fiquem desidratados ou sofram com as altas temperaturas.
O geriatra da Clínica Neurovasc, Dr. Daniel Marcolin, lembra algumas situações que podem deixar o seu verão mais agradável.
ALIMENTAÇÃO
- Alimente-se com comidas leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras. Evite frituras, gorduras, doces, alimentos muito salgados ou condimentados, que são de difícil digestão.
- É preferível fazer pequenas refeições leves varias vezes ao dia que refeições pesadas em intervalos distantes.
- Evite alimentos expostos ao sol ou a temperaturas inadequadas para o seu estado de conservação.
LÍQUIDOS
- Ingerir mais água. O idoso sente menos sede, mas isto não significa que não precise cuidar de sua hidratação, ingerindo pelo menos 1 litro e meio de agua por dia.
- Prefira água, sucos e chás frios a refrigerantes e bebidas de álcool.
- Evite bebidas muito geladas ou muito quentes, preferindo elas frias ou em temperatura ambiente. Bebidas muito geladas saciam a sede mais rapidamente, fazendo com que se ingira menor quantidade de água.
AO SAIR DE CASA
- Utilize protetor solar ao sair de casa, não apenas em praias ou clubes de piscina. Os raios solares prejudicam a pele também quando estamos caminhando na rua. Aplicar nos locais que não estão protegidos pelas roupas. Não esquecer de passar nas orelhas (local muitas vezes não lembrados)
- Use roupas leves, de cores claras e mais soltas.
- Use chapéus ou bonés ao se expor ao sol.
- Evite chinelos soltos. Prefira sandálias firmes, com solado de borracha e que fixem os pés. O suor dos pés, associado a chinelos, favorecem os resbalões, quedas e fraturas.
- Use repelentes contra insetos.
- Ao usar óculos de sol, utilize os que possuem proteção solar. Caso use óculos de grau, adapte os de sol com lentes de grau, para manter visão adequada.
FIQUE ATENTO
- Ao utilizar ar condicionado, evite temperaturas muito frias ou mudanças bruscas de temperatura em ambientes.
- Monitore sua pressão arterial frequentemente. É comum idosos que apresentam níveis elevados de pressão nos meses mais frios apresentarem níveis mais baixos no verão, devendo ser reavaliado o uso dos remédios.
- Não levante muito rápido da cama ou de cadeiras, para não ter tonturas e riscos de desmaios ou de quedas. Faça isto devagar.
- Esteja com o esquema de vacinação em dia.
AO VIAJAR
- Evite ficar muito tempo na mesma posição durante o trajeto. Caminhe de tempo em tempo ou, pelo menos, movimente as pernas, evitando assim inchaços e tromboses.
- Leve a quantidade correta dos remédios que usará durante todo o período, para não correr o risco de ficar sem tratamento.
ATENÇÃO
- Não faça uso de automedicação. Armazene-os em locais adequados, de preferência na própria embalagem, ao abrigo da luz e da umidade.
- Hidrate bem a pele para evitar ressecamentos cutaneos.
- Respeite os sinais de seu corpo, mantendo rotina quanto a horarios de sono e de refeições.
- Tenha sempre próximo telefones de familiares para serem chamados em caso de emergência
- Com sua documentação, tenha sempre a lista dos remédios (com dosagens e horários), relato de alergias e as doenças que possui.