• Home
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RS NORTE - Jornal - Frederico Westphalen - RS
No Result
View All Result

Construção das Passarelas da BR 386 ainda não tem resolução por parte do DNIT

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
4 de agosto de 2015
in Destaque-Lateral
0
ASCOM/PM
ASCOM/PM

No dia 24 de julho de 2015 foi protocolado na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-RS), em Porto Alegre, um ofício do Poder Executivo de Frederico Westphalen, solicitando agilidade no processo licitatório das passarelas. O documento relata as inúmeras vezes em que o Poder Executivo buscou respostas, através de ligações para o DNIT de Brasília, nos últimos 2 meses, local onde foi encaminhado o projeto, visando revisão orçamentária.

Esse processo de revisão orçamentária só foi encaminhado  após uma reunião realizada no dia 3 de junho, na sede da Superintendência Regional DNIT-RS,   com representantes da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Panosso (AMABP), Poderes Executivo e Legislativo de Frederico Westphalen. A comitiva de Frederico Westphalen buscava respostas para o processo que estava parado, relembrando todos os esforços para que a licitação fosse realizada pela Prefeitura de Frederico Westphalen.

No ofício encaminhado no dia 24 de julho o Poder Executivo, em resumo, se manifesta dizendo que está há mais de 2 meses em tratativas com a Superintendência Estadual e Nacional, sendo que o processo encontra-se no setor da CEGEDESP, em Brasília-DF. Para conseguir encontrar o setor responsável pelo projeto, foram necessários dias de ligações, para mais de 15 números diferentes, onde em cada ligação, muitas com longa espera, eram encaminhados para diversos setores.

O ofício, além de relatar a incansável procura pelo projeto e desgaste por parte do Setor de Projetos e Assessoria de Comunicação da Prefeitura, manifesta o desgosto em relação a funcionalidade do DNIT, tanto pela falta de informação cedida para o município, quanto na falta de interesse em resolver o problema, que se arrasta há mais de 3 anos, desde o primeiro processo licitatório para sua construção.

O Poder Executivo estipulou um prazo para resposta do ofício, de 5 dias, sendo que neste período deveria haver movimentação do processo, como resposta. A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT-RS) não se manifestou até a presente data, 4 de agosto, tampouco o Poder Executivo conseguiu respostas no CEGEDESP sobre uma possível movimentação. O que aconteceu foi apenas a instalação de uma lombada eletrônica nos pontos estratégicos, após os inúmeros ofícios e solicitações por parte do Poder Executivo, além de uma  Moção de Apelo entregue pelos vereadores. No dia  30 de julho as lombadas eletrônicas foram instaladas, entretanto, o processo para licitação das passarelas de pedestres ainda encontra-se sem resolução por parte do DNIT.

Entenda o caso das Passarelas:

O projeto prevê a instalação de duas passarelas às margens da BR 386, sendo a primeira ligando o Bairro Aparecida ao Bairro Panosso e a segunda ligando o Bairro Santo Inácio ao Bairro São José.  Conforme o Plano de Trabalho, o valor atual aprovado pelo DNIT, para a execução da obra, era de R$ 2, 067 milhões.

Mediante  decisão do Superintendente Pedro Luzardo Gomes, foram realizadas 4 licitações pelo DNIT, sendo a primeira em 2012 e a segunda em 17 de abril de 2013. Em sessão pública, ocorreu a segunda fase da licitação, com a apresentação de uma empresa, que foi desclassificada. A medida tomada  pelo DNIT se deu por constar no edital  que as empresas participantes devem  ter os materiais para implantação equivalentes ou superiores aos solicitados no objeto da licitação, o que ocasionou que não houvesse mais nenhuma empresa dentro dos requisitos impostos.   Ainda em setembro de 2013, o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, manifestou através de um ofício, após o segundo processo licitatório, o interesse em realizar a licitação por meio do município, além de disponibilizar equipe técnica para acompanhamento de execução da obra.

De acordo com o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, o que faltou para concretização dessa demanda histórica da comunidade foi somente uma assinatura do DNIT-RS, concordado com o Plano de Trabalho e remetendo o documento a Brasília, para fazer a assinatura do convênio, com a finalidade da Prefeitura licitar a obra.  “Como o processo está parado os valores vão aumentando, hoje pode custar mais do que os R$ 2, 067 milhões e a Administração Municipal está disposta a cobrir esses valores.”, diz o prefeito.

Posterior a última licitação, realizada em março de 2014, nenhum posicionamento do DNIT havia sido remetido ao município, o que levou uma comitiva de Frederico Westphalen a se reunir na Superintendência Regional do DNIT-RS, em junho de 2015.

Previous Post

BARRA FUNDA: SPECTACLE SONHOS: QUAL É O SEU SONHO?

Next Post

Super Bertoletti lança 4ª Campanha Parceria Premiada

Next Post

Super Bertoletti lança 4ª Campanha Parceria Premiada

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta no Facebook

To view this video please enable JavaScript, and consider upgrading to a web browser that supports HTML5 video

Notícias – Datas

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
« abr    

PUBLICIDADE

Previsão do Tempo

  • Agricultura
  • Opiniões
  • Policial
  • Regional
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Variedades
  • Japão
  • Videos
  • Todas as Notícias
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Anuncie Aqui
  • Contato
  • Edição Digital
  • Home
  • Horóscopo
  • jbs1
  • Política de Privacidade
  • Todas as Notícias

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.