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Complexo Luz e Alegria é destaque nacional em sustentabilidade de rádio

Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan by Terezinha Ishimoto de Paula Piovesan
29 de julho de 2014
in Destaque-Lateral, Destaque-Principal
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IMG_7132O Complexo Luz e Alegria foi destaque  no tema ‘ sustentabilidade do rádio’, durante o IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), evento realizado em Aparecida, São Paulo no sábado que passou. O gerente geral do Complexo LA, Marco Maciel mostrou a estrutura e atividades da LA. Maciel falou aos presentes, no sábado, às 14h, no 9º Seminário – Teoria e Prática do Rádio. O tema em foco foi a ‘sustentabilidade na rádio”. O bispo da diocese de Frederico Westphalen, Dom Antônio Carlos Rossi Keller também esteve presente em São Paulo. Foi positiva e gratificante a participação do Complexo LA em mais este evento que teve como tema ‘ comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital.

Na avaliação dos eventos realizados em São Paulo e da participação da LA, o bispo Dom Antônio Carlos Rossi Keller disse que “foi uma oportunidade de viver uma experiência única. “ Foi a experiência de poder tomar consciência da importância da comunicação hoje na vida da Igreja”, observou. O Bispo disse, ainda, que a Igreja no Brasil tomou consciência da importância da comunicação. A presença de pessoas de todo o Brasil demonstrou a importância do evento e seus objetivos. “A igreja avança na área da comunicação, em número de veículos e o uso da tecnologia, mas em muitas cidades do Brasil ainda precisa avançar mais”, observa.LA    3

Dom Antônio afirmou, ainda, que foi demonstrado como a LA é de verdade um ponto de referência na comunicação no Brasil. “Foi mostrado em São Paulo a realidade e os avanços da rádio Luz e Alegria.  Estamos no caminho certo na área da comunicação da Igreja na nossa Diocese”.

Também foi destacada na oportunidade a presença do Complexo Luz e Alegria – AM e FM, além do jornal Luz e Alegria. “A LA na verdade assume hoje uma dimensão muito maior daquela que já ocupava. No Rio Grande do Sul a LA é conhecida como uma rádio importante e que deu certo. “A partir de agora assume uma dimensão ainda maior, já que as pessoas tiveram a oportunidade de tomar consciência do que é a nossa rádio, do padrão e estrutura que possui”, afirmou o Bispo. Ele lembrou que a rádio Luz e Alegria foi apresentada como modelo. Citou também os sites da LA e da Diocese que são pontos de referência.

Já a irmã Élide  Maria Fogolari – irmã, jornalista, mestre em comunicação, assessora nacional da Comissão para a Comunicação da CNBB – destacou a grande participação no encontro, de pessoas vindas de várias partes do Brasil. “Todos os estados estavam representados, através das suas Dioceses e paróquias – bispos, sacerdotes e comunicadores leigos – que na verdade são os que fazem a comunicação hoje no Brasil. “Todos vieram aqui para partilhar, refletir e depois voltar às suas origens, onde irão conseguir melhorar ainda mais a comunicação na Igreja. Eu avalio que a comunicação da Igreja no Brasil hoje tem crescido muito, especialmente de uns sete a oito anos para cá”. Ela agradeceu a presença do Complexo Luz e Alegria no evento.

 

 

Encontro da Pascom supera expectativas e recebe mais de 900 pessoas

A cidade de Aparecida – SP recebeu  de 24 a 27 de julho, o encontro de comunicadores católicos promovido pelas Comissões Episcopais para a Comunicação e Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais de 900 pessoas de todo o Brasil participaram do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, para debater sobre o tema: “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”.

O arcebispo de Campo Grande (MT) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, ressaltou a relevância e os frutos do encontro. Segundo ele, o mesmo gerou uma grande esperança, pois o número de participantes ultrapassou as expectativas. Para dom Dimas, a adesão confirma o que Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil se propõe: criar uma cultura da comunicação na Igreja no Brasil.

“Assumimos a consciência de que vivemos, como disse o papa emérito Bento XVI, num continente digital, passamos a entender que a Internet não é um mero instrumento, mas uma ambiência na qual as novas gerações são formadas. Mais uma vez precisamos adequar a linguagem do Evangelho anunciado para que ele seja interessante e inteligível às novas gerações, sobretudo dos nativos digitais. A Comissão para a Comunicação e Juventude, trabalhando de mãos dadas, só pode produzir bons frutos”, disse dom Dimas. O bispo lembrou também a mensagem enviada pelo papa Francisco, na qual afirma não bastar a rede de computadores, quando se faz necessário fortalecer a rede de pessoas.

Diretamente de Roma, por meio de videoconferência, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, recordou aos participantes que a Igreja cresce por meio da atração fraterna, do testemunho. Segundo ele, este é o tema forte da teia comunicativa da Igreja. Dom Celli citou a mudança cultural que as tecnologias oferecem, por já não serem instrumentos, mas ambientes de vida onde a Igreja precisa ser presença.

Já o diretor da Revista Civvittà Cattolica e escritor da área de web, padre Antonio Spadaro, em sua conferência falou que “a Internet não existe, a rede não existe! O que existe são pessoas interagindo”. Para Spadaro, a Igreja não é chamada a ser moderna, mas interpretar teologicamente a rede e compreender como essa realidade está presente no plano de Deus para a humanidade. “Esta é a tarefa para a qual fomos chamados”, acrescentou.

De acordo com o padre, o desafio trazido pela era digital está em como viver nos tempos de rede, no qual comunicar não é somente transmitir a mensagem, mas sim compartilhar, interagir.

Spadaro citou a modificação do esquema de comunicação feita pelo papa Francisco, já no dia de sua eleição. “Aquele que vinha para dar a benção aos que estavam na praça à sua espera é o que primeiro pede para que por ele rezem e se inclina. Comunicação não é mais o envio de uma mensagem, mas a interação. Não há comunicador e receptor, e sim interações”, lembra Spadaro. Para ele, “a comunicação de Francisco se dá com a totalidade do ser não somente com a palavra, mas no olhar, nos gestos, no sorriso, em seu rosto”.

Ao pensar na dimensão da comunicação da Igreja, a assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, analisou a evolução do encontro, que começou com 140 pessoas na primeira edição e viu o número de participantes aumentar a cada ano. “Avalio a partir desse crescimento de participantes que a comunicação está crescendo e se articulando de forma consciente e de forma profunda e profissional na Igreja do Brasil. Podemos dizer que a comunicação está se concretizando e estamos conseguindo criar a cultura da comunicação que já começa a fazer parte dos valores e da vida e da dinâmica da Igreja”, avalia.

Para o assessor nacional da Comissão para a Comunicação, padre Clovis Andrade de Melo, o maior fruto do encontro é perceber que os participantes saem entusiasmados e conscientes da importância da missão de evangelização no ambiente digital. “Diante das reflexões, desfez-se a ideia de estar em várias redes sociais e entendeu-se que é preciso ser presença de testemunho e coerência no ambiente digital, que isso sim faz a diferença. Não basta colocar conteúdo, é a presença do cristão que testemunha com exemplo e atitude que ganha força maior”. O assessor afirmou que o encontro teve fim ontem, mas é apenas o início de uma nova etapa para a missão dos comunicadores.

 

 

Papa envia mensagem ao IV Encontro Nacional da Pascom

A mensagem enviada pelo papa Francisco aos participantes do IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores trouxe palavras de esperança em relação à comunicação digital.  “É necessário que no mundo digital o anúncio do Evangelho seja seguido pela oferta de um encontro pessoal com Cristo, um encontro real e transformador”, diz no texto.

A carta, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, foi direcionada ao grupo que participa do encontro, realizado em Aparecida – SP, de 24 a 27 deste mês, com o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”.

O objetivo de ambos os eventos foram a pesquisa de novos caminhos para formar e motivar os agentes da pastoral das comunicações no Brasil. Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos com a Pascom participam do encontro, que acontece um ano após a visita do papa Francisco ao Brasil, por ocasião da JMJ.

Inspirado pela experiência no Rio de Janeiro, o papa citou a homilia de um ano atrás e pede para “não permanecermos fechados na paróquia, nas nossas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando tantas pessoas estão na espera do Evangelho! Sair enviados. Não é simplesmente abrir a porta para que venham, para colher, mas é sair pela porta para buscar e encontrar!”.

O convite a sair para evangelizar foi também dirigido ao mundo digital. “Nenhum caminho pode, nem deve, ser obstruído, a quem, em nome de Cristo Ressuscitado, se empenha em tornar-se sempre mais solidário com o homem (…)De fato, uma pastoral no mundo digital é chamada a levar em consideração também aqueles que não crêem, caíram no desespero e cultivam no coração o desejo do absoluto e da verdade não efêmero, dado que as novas mídias permitem entrar em contato com seguidores de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas”.

Para Francisco, “o continente digital, antes de ser uma mera realidade tecnológica, é, antes de tudo, um lugar de encontro entre homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais, e tem a necessidade de uma resposta concreta”.  O papa conclui dizendo que os canais digitais são campo fundamental na nova “saída” missionária. Neste sentido, exorta os agentes da pastoral da comunicação “a unir-se, com confiança e com criatividade consciente e responsável, à rede de relações que a era digital tornou possível”.

Com informações da Rádio Vaticano

 

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