Povo desprotegido
Com o pacote de maldades do governo federal – aumento combustíveis, impostos e outras coisas mais – o povo sente-se desprotegido e agredido. Na campanha se falava num país maravilhoso, com crescimento, que não haveria aumento de impostos e não mexeriam nas conquistas dos trabalhadores. Estão fazendo tudo ao contrário. E mais: Na parte de cima se aumentaram os salários de forma abusiva e na base, os pequenos ganhos são cada vez mais corroídos. Quem defende o povo? O povo é sempre enganado. Os empresários são afrontados. Esse povo é pacífico demais. Mesmo assim começam os protestos.
Terceira via
Improvável que ocorra uma terceira via forte o bastante para quebrar a hegemonia do PP e PMDB em Frederico Westphalen. Entendíamos que alguns integrantes de partidos pequenos iriam se destacar e ganhar um lugar ao sol no espaço das lideranças mais fortes para almejar a Prefeitura. Parece que isso não está ocorrendo. Só fotos no Facebook com ‘lideranças’ nacionais e estaduais, não basta. É preciso mais, muito mais. Voltaremos ao assunto.
Prefeitura
No Face há poucos dias o prefeito Felin Júnior escreveu: “Bom dia a todos. cansado? Um pouco. Porém renovado. A vida pública proporciona grandes ações, mas muitas vez nas pequenas é onde nossa satisfação se sobrepõe e nos serve de gasolina para continuar cada vez mais com a máquina a todo vapor. Quero aqui fazer um agradecimento e reconhecimento a nossa profissional dentista Francieli Bertoletti da Rocha, que mesmo fora do seu expediente, mesmo em alguns momentos dentro do seu consultório particular nos cria essas oportunidades: a entrega desta prótese. A satisfação de um sorriso não tem preço. Vamos em frente por um Frederico cada dia melhor. Atitudes de hoje, Futuro de todos”, escreveu o Prefeito.
URI FW
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) em 2015 trará juntamente com a URI-FW formação nos cursos de Ciências Biológicas, Química, Pedagogia, Matemática e Letras. A pré-inscrição dos professores e profissionais da Educação da rede pública de educação básica será realizada a partir do dia 20 de janeiro até o dia 13 de março de 2015 através do site: http://freire.capes.gov.br. A metodologia do programa visa qualificar os educadores, possibilitando que eles se adequem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) atingindo a formação exigida.
Água desperdiçada
Ao menos 37,23% da água produzida no Rio Grande do Sul é perdida na distribuição. O Estado é o que mais desperdiça na região Sul. Os dados são do estudo sobre o saneamento básico de todo o Brasil realizado pelo Ministério das Cidades. O levantamento mostra que Santa Catarina tem um índice de 33,71% e Paraná 33,35%. O percentual nacional é de 36,95%. Os números são de 2013. A notícia é esta. E a pergunta: existe alguma medida para modificar esta realidade?
Inflação de janeiro
A consultoria Empiricus está convencida de que a inflação anualizada para o final deste mês de janeiro irá a 7%. Incluindo o efeito do ICMS e volta da Cide, o preço médio nacional da gasolina na bomba estimado pela ANP vai a R$ 3,33, impacto líquido de aproximadamente 10%. Vem a somar: Recentemente, tivemos confirmação de aumento nas tarifas de transporte públicos; Reajustes colossais nas tarifas de energia (18,6% para Eletropaulo, 23,8% para Copel…). Crédito encarecendo com aumento do IOF. Veículos encarecendo com volta do IPI… ANTT acaba de autorizar um belo reajuste de 11,65% no pedágio da autopista Fluminense (BR-101), da Arteris (ARTR3)…Não bastasse, agora as notícias apontam que o ovo de Páscoa vai subir 10% este ano.
MPs e usina I
Os Ministério Públicos Federal (MPF) e Estadual (MP) ajuizaram ação civil pública com pedido de liminar exigindo a paralisação imediata do processo de licenciamento ambiental da usina hidrelétrica binacional Panambi, no rio Uruguai. Os órgãos sugerem que a inundação com o represamento do rio Uruguai vai atingir o Parque Estadual do Turvo. Por ser Unidade de Conservação de Proteção Integral, o local não pode sofrer qualquer alteração e intervenção humana.
MPs e usina II
A construção da usina vai atingir uma área de 11 cidades gaúchas e, de acordo com os órgãos, causar danos irreversíveis ao meio ambiente e ao patrimônio arqueológico. Espécies ameaçadas de extinção, como os peixes dourado e surubim, que não poderão se reproduzir nos reservatórios, ficarão comprometidas, alertou a procuradora da República Letícia Carapeto Benrdt. A construção da usina hidrelétrica compreende áreas de Alecrim, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Porto Mauá, Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul. A obra deve ocorrer na fronteira com a Argentina e, depois de iniciada, durar cinco anos.
Recessão
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou na segunda-feira (21) que o país pode enfrentar um trimestre de recessão, em razão do período de ajuste fiscal adotado por sua equipe econômica. A declaração foi feita à “Bloomberg TV” durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. “O PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil é muito resiliente, mas estamos perto de zero, por isso poderemos ter um trimestre [negativo], mas não haverá consequências materiais importantes”, disse em entrevista. Para ele não tem conseqüências, mas para a maioria do povo, sim.