PRÓ-RS-V – PROPOSTAS ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (2015 – 2018)
O fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, entidade que congrega28 regiões do Estado Gaúcho, elaborou em 2014 um documento, com base na realidade de cada região, Identificando Propostas Estratégicas, para o período 2015-2018. O documento foi encaminhado na época, para todos os candidatos ao governo do Estado.
Posteriormente foi reencaminhado para o governador eleito que recebeu, e destacou o trabalho dos COREDES na construção de propostas estratégicas para as suas regiões e para todo o Estado. O governador eleito assegurou que as propostas apresentadas serão consideradas pelo seu governo, afirmando que vai apoiar as ações dos COREDES, ampliando os apoios hoje recebidos.
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai – CODEMAU, participou ativamente na construção do Documento, apresentando os principais programas estruturantes no alavancamento do Desenvolvimento Regional da Região do Médio Alto Uruguai – CODEMAU, destacando:
a)-Agropecuária e Agroindústria: Estimular a implementação de Programas, com incentivos, financeiros e assistência técnica, à viabilização de projetos identificados com a vocação regional, tais como: Suínos, Aves, Leite, Peixe, Porongo, Bambu, Erva Mate, Fruticultura, Hortigranjeiros, Pedras Preciosas, entre outras alternativas.
Criar e Implantar um programa regional de apoio e fomento às Agroindústrias de pequeno e médio porte, através de linhas de crédito especiais, assistência técnica, menor burocracia e maior facilidade para comercializar produtos agroindustrializados provenientes da agricultura familiar, como mecanismo de agregação de valor, geração de emprego e renda
b)-Saúde:Apoiar a viabilização da implantação do Hospital Público Regional – HPR com todas as condições de infraestrutura e logística, para atendimento de procedimentos de alta complexidade, para atender a região, estabelecendo, uma integração, ou seja, uma rede, com todos os Hospitais da região que já atendem procedimentos de baixa e média complexidade.
c)-Educação:Dotar as escolas da rede pública da região, de infraestrutura e logística, que respondam as reais necessidades para o desenvolvimento de um ensino de qualidade e valorização dos professores, principais agentes dinamizadores do processo educacional, estudantes, país e comunidade.
d)-Segurança Pública:Melhorar as condições de infraestrutura e logística das unidades da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe, com a devida valorização dos profissionais que atuam na área de Segurança Pública.
e)-Infraestrutura:Conclusão das 08 (oito) obras de Infraestrutura Rodoviária que liga as sedes dos municípios às rodovias pavimentadas, já iniciadas e a maioria paralisadas, bem como viabilizar recursos para eletrificação rural, água potável e saneamento básico.
f)-Indústria, Comércio e Serviços:Viabilizar projetos que ofereça condições para iniciativas à agroindustrialização, considerando as potencialidades regionais, bem como definir mecanismos que facilitem a comercialização.
g)-Turismo:Definir políticas de apoio financeiro e logística, objetivando criar condições para o desenvolvimento do turismo na região do CODEMAU, considerando as grandes potencialidades que a região oferece.
h)-Programa/Pólo de Inovação Tecnológica: Implementar políticas mais arrojadas para viabilização de ações que alavanquem a Pesquisa e o Desenvolvimento Tecnológico, visando atender as demandas regionais e do Estado.
i)-Recursos Hídrico e Meio Ambiente:Organizar e implantar os Conselhos Municipais do Meio Ambiente, que de forma integrada aos órgãos Federal, Estadual e Municipal, viabilizem ações para recuperação e preservação do meio ambiente.
j)-Gestão Pública:Viabilizar uma efetiva parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, para desenvolver programas de capacitação dos Gestores e Assessores públicos municipais, visando melhor qualificar a performance do processo de gestão pública.
Pavimentação de Acessos Municipais na Região do COREDE – Médio Alto Uruguai – CODEMAU:
Quanto as obras de infraestrutura e logística o CODEMAU em parceria coma AMZOP, vem gestionando junto ao governo do Estado no sentido de uma resposta à comunidade regional com relação a pavimentação aos acessos municipais. Destacamos as principais obras que vem sendo reenvindicadas pela comunidade Regional que são:
- ERS – 591 : Frederico Westphalen – Castelinho – Ametista do Sul 26 Km: Parte já pavimentada, mas em situação precária de trafegabilidade.
Conclusão das cabeceiras da ponte do Rio daVárzea que liga Frederico Westphalen – Ametista do Sul.
- ERS – 528 : Liga à ERS 472 – Pinheirinho do Vale/Palmitinho 18 Km.
- ERS –324 : Liga Planalto/Iraí – BR 386/158, 34 Km (70% já pavimentada, restando 10 Km para conclusão da obra).
- ERS – 330 :Liga Dois Irmãos das Missões/BR 468, 18 Km. Esta obra poderia ser estendida até Erval Seco, numa extensão de 12 Km.
- ERS – 325 : Liga Pinhal/Novo Tiradentes, 09 Km.
- ERS – 150 : Liga Vicente Dutra/Balsa(Rio Uruguai)/Porto Mondaí-SC, 07 Km.
- ERS – 504 : Liga Alpestre/Barragem Foz do Chapecó, 22 Km.
Para o ano de 2015 está previsto a atualização e a ampliação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. A primeira edição do Plano Estratégicofoi elaborado no período de 2008 à 2010, com a participação de 70 colaboradores dos 22 Municípios de abrangência do CODEMAU. A nova edição terá uma dimensão maior com a participação de todas as Instituições, as quais já vem participando e a comunidade regional.
O Plano Estratégico , desde sua construção, oportunizou avanços significativos na definição de ações que alavanquem o desenvolvimento regional com sustentabilidade. Novas iniciativas foram incrementadas: Programa de Combate às desigualdades Regionais, Arranjo Produtivo Local – APL, que por sua vez, culminou com a implantação da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai – ADMAU, processos estes, conduzidos com a participação das instituições públicas e privadas da região.
Embora, considerando o momento difícil porque passa o nosso país, sinalizando um ano de muitas dificuldades econômicas para 2015, e quem sabe, continue em 2016, o setor produtivo da região do Médio Alto Uruguai, ainda mostra vigor, o que de certa forma, trás relativa tranquilidade. Com o espírito de muita fé e esperança desejamos a todos um Feliz Natal em família, e um Ano Novo com saúde, paz e felicidade.
Prof. Edemar Giradi
Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento
Do Médio Alto Uruguai – CODEMAU
(Foto:Folha)