
Devido às fortes e constantes chuvas registradas na região, já ocorrem alagamentos em pontos isolados em partes mais baixas das cidades, além de localidades ribeirinhas. A existência de inúmeros rios, o maior o Uruguai, deixa em alerta população desta parte do Rio Grande do Sul.
Em Iraí e Vicente Dutra existe temos do rio Uruguai elevar ainda mais o nível da água. Em áreas próximas já ocorrem alagamentos. O nível da água do rio já subiu alguns metros por causa das chuvas. O que pode elevar ainda mais o volume de água é a abertura das comportas da Usina Foz de Chapecó (Alpestre-Águas de Chapecó). Segundo informações extra-oficiais ocorre a abertura das comportas, mas de forma controlada, evitando assim enchente como a que ocorreu em 2013. Na época, além da chuva forte, ocorreu a abertura das comportas e a água do rio Uruguai invadiu parte das cidades de Iraí e Vicente Dutra.
Problemas no Oeste de SC
Problemas de alagamentos são registrados em várias cidades do Oeste de Santa Catarina, entre as quais, Chapecó, São Miguel do Oeste e Maravilha. A forte chuva provocou alagamentos em várias ruas e invadiu residências. Os estragos são grandes. A Defesa Civil e equipes das Prefeituras dão assistência aos moradores afetados.