
O projeto de Concessões Rodoviárias Federais e a busca por mais investimentos em estradas foram os principais assuntos do encontro realizado na Secretaria dos Transportes nesta quinta-feira (30). O secretário Pedro Westphalen se reuniu com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes, da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), além de lideranças do estado a fim colaborar com o projeto e traçar diretrizes no estudo, segundo a assessoria de impreensa do Daer.
Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), prefeito de Constantina, Ezequiel Pasquetti, na reunião ficou defiunido que o trecho da BR 386, de Carazinho a Iraí será incluído nos estudos técnicos visando também sua duplicação. Com isso serão feitos estudos nesse trecho e após realizadas audiências públicas para definiros locais e valores dos pedágios..
Ainda segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa do Daer, no encontro foram debatidos o Programa de Exploração da Rodovia (PER) e os estudos de viabilidade, que já foram temas de quatro audiências públicas realizadas no Rio Grande do Sul promovidas pela ANTT. Durante as audiências, foram ampliadas as discussões entre lideranças e comunidades locais, que falaram sobre as concessões das BRs 101, 290, 386 e 448 e o projeto de construção de cinco novos pedágios, com concessão de 30 anos, onde quatro deles estão previstos para um trecho de 200 quilômetros da BR-386, entre os municípios de Tio Hugo e Montenegro.
Westphalen, que esteve presente nas sessões em Porto Alegre, Lajeado, Soledade e Montenegro, buscou novamente avanços para a infraestrutura das estradas e para a construção e viabilização da duplicação da BR-386, eixo fundamental para o RS. De acordo com o titular da pasta, “as audiências públicas nortearam muito bem o que se pensa e o que se quer, e os representantes do estado tem obrigação de marcar posição e dizer o que o Rio Grande do Sul necessita”, concluiu o secretário.
O consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), João Pierotto, salientou que a posição do sindicato sempre foi favorável às concessões, desde que venham com tarifas justas que não onerem mais os custos de produção e transporte. “Defendemos os investimentos nas concessões, pois precisamos das ampliações das estradas, assim como as duplicações de muitos quilômetros no estado”, declarou Pierotto.
Sobre as audiências públicas realizadas, o consultor afirmou que os encontros foram importantes para ajudar na busca por concessões justas que tragam benefícios aos gaúchos. “O nosso objetivo é a busca por uma infraestrutura nova para pararmos de sofrer custos elevados por causa de um sistema precário”, salientou.
Na busca de um grande diálogo sobre as concessões federais, o gerente de rodovias do Ministério dos Transportes, Marcelo Fonseca, falou sobre a importância deste encontro com as lideranças e figuras proeminentes do Rio Grande do Sul. “Podemos construir um projeto muito melhor do que foi apresentado inicialmente. Agora, iremos ajustá-lo de forma detalhada onde teremos outro patamar de projeto com tarifas mais adequadas para atender aos anseios da sociedade gaúcha”, concluiu o Fonseca.
Durante o encontro, Westphalen apresentou um panorama das estradas do estado. “Muitas de nossas estradas estão precárias, com poucos quilômetros duplicados. A duplicação da BR-386 é uma das nossas maiores necessidades e lutamos por isso”, destacou o titular da pasta de Transportes.
Conforme a ANTT, as obras de duplicação da BR-386, entre Carazinho e Lajeado, podem ser antecipadas no cronograma em estudo. No projeto inicial, a obra seria executada em 12 anos. Pelas novas propostas apresentadas, pode começar entre o terceiro e oitavo ano do projeto de recuperação da rodovia.
Estavam presentes na reunião a assessora da ANTT, Stephane Quebaud; o gerente de infraestrutura da EPL, Fernando Castilho; o engenheiro civil da MT, Rafael Cornelius; o engenheiro civil Leandro Conterato; a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Corede), Cíntia Agostini; o representante da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o presidente da Associação dos Municípios da Zona de Produção do Rio Grande do Sul (AMZOP) e prefeito de Rondinha, Ezequiel Pasquetti; o secretário-executivo da AMZOP, Renato Gemelli; o secretário da Agricultura de Rondinha, Nerei Pergher; o diretor-geral da Secretaria dos Transportes, Ivan Cezar Bertuol e o coordenador do programa de concessões rodoviárias, Vicente de Britto Pereira. Informações do DAER e AMZOP.