
Aos poucos a vida na cidade de Iraí, no Médio Uruguai, duramente castigada pela enchente registrada na semana passada, volta à normalidade. O tempo bom durante a semana favoreceu o retorno de 70% das 460 famílias que tiveram suas casas invadidas pela água já retornaram para suas residências. O sol registrado desde segunda-feira e a água dos rios Uruguai e Mel voltando ao nível normal, proporcionou as condições de limpar boa parte das residências localizadas nas partes baixas da cidade.
Balneário
Na sexta-feira e neste sábado prosseguia o trabalho de retirada do lodo e lavagem do centro Hidroterápico Osvaldo Cruz, que foi cercado pela água numa altura de 16 metros. A estrutura faz parte do complexo turístico de Iraí e no local são disponibilizados banhos com água mineral. O centro hidroterápico volta a funcionar na próxima segunda-feira. “Nos últimos dias equipes da prefeitura realizaram a limpeza do local, com a retirada da camada de lodo deixada pela água ao redor do balneário e em todo o espaço de camping”, informou o coordenador da Defesa Civil no município, Édson Borges do Canto.
No interior de Iraí o transporte da produção agrícola enfrenta problemas, após os danos causados nas estradas, pontes e pontilhões pela correnteza formada após os mais de 400 milímetros de chuvas. Em algumas localidades existe temor de acidentes na passagem de caminhões pelas pontes danificadas, em estradas de chão batido.
A administração municipal aguarda ajuda do estado e União para garantir as condições de trafegabilidades das estradas vicinais que interligam as comunidades da zona rural, à cidade.
(Agostinho Piovesan)