Aposentados e pensionistas
Importante trabalho realiza a Associação dos Pensionistas e Aposentados de Frederico Westphalen (APAS). A entidade é dirigida por 27 anos, de forma gratuita, Irma Markus. Esse trabalho, juntamente com demais integrantes da diretoria e equipe, precisa ser destacado. A APAS está localizada na Rua Tenente Portela, 371, no centro, numa garagem alugada e paga com recursos da associação. A APAS presta vários serviços aos associados. De uma ou de outra forma, mesmo o poder público, precisamos valorizar mais a associação, pois é integrada por pessoas que trabalharam muito em favor de Frederico Westphalen e precisam ser reconhecidas por isso.
“A situação precária das rodovias, já denunciadas pelo AU, continua causando transtornos para os motoristas da região. Os acidentes mais recentes aconteceram no quilômetro dois da ERS-472, na altura da linha Turchetto, em Taquaruçu do Sul”, informa o jornal O Alto Uruguai. Minha gente, nem os buracos não conseguimos fazer com que o Daer tape. Se não forem tomadas providências, em breve algumas estradas estaduais ainda asfaltada, se tornarão vias de chão batido. E as patrolas farão a recuperação. Termos mais pó, mas menos buracos.
Mulher candidata
Nomes de duas mulheres são lembrados com intensidade para concorrer ao cargo de prefeita de Frederico Wesphalen: Simônia Gonçalves de Oliveira e Marly Vendruscolo. Simônia insiste que não deseja concorrer a cargo eletivo. Mas é um nome forte. Marly Vendruscolo também tem respaldo, é Secretária e não descarta qualquer possibilidade. Claro que a ala masculina também tem nomes lembrados. Voltaremos ao assunto
Eleições 2016
E começam a aumentar as conversas em bares, nas ruas e outros locais, quanto a ‘possíveis’ nomes de candidatos a prefeito (a), vice e vereadores. Muitos dizem que ‘não concorrem mais’, mas no fundo no fundo do coração (!) estão loucos para dizer: “quero concorrer e me reeleger”.
Correio do Povo em FW
Todos os dias, ainda de madrugada, os assinantes do Correio do Povo de Frederico Westphalen recebem o jornal em suas casas e empresas. Para assinar o jornal que circula todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, basta ligar para o telefone 3744-2577. Assine. Fale com equipe da DISTRIBUIDORA RS NORTE pelo fone 3744-2577.
Frederico Westphalen I
Frederico Westphalen completou 61 anos no último dia 28 de fevereiro. O município possui uma população de 30.558 habitantes, segundo estimativa 2015 do IBGE. O setor industrial conta com 198 empreendimentos. O setor do comércio soma 904 empresas e temos 1.304 prestadores de serviços, além de 339 autônomos e 38 associações. O município conta, ainda, com 24 agroindústrias. O comércio e indústria somam 1.102 empresas e destas, 608 são microempresários em diversas atividades. São dados de 31 de dezembro de 2015, informa o historiador Wilson Ferigollo.
Frederico Westphalen II
Os dados, também confirmados pela Administração Municipal demonstram a pujança do município que possui apenas 61 anos desde sua emancipação. No setor da construção civil são registradas mais de 700 obras em andamento. Em 2015 foram liberados 216 projetos, num total de 62.532 metros quadrados. gerando empregos e movimentando a economia da cidade. O prefeito Roberto Felin Júnior destaca que Frederico Westphalen tem uma história cheia de desafios e conquistas. O presidente da Câmara de Vereadores, Lídio Signori registra lembra a ação dos primeiros moradores que deram rumo a uma história de progresso.
Dívida com a União
O líder da Bancada do PT, Luiz Fernando Mainardi fez um histórico da origem da dívida do Rio Grande do Sul, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, na terça-feira (1º). Mainardi explicou que a primeira vez que o governo FHC quebrou com o País e esteve à beira da insolvência, ele recorreu ao FMI e teve a resposta que só teria auxílio se um conjunto de políticas fosse executada. Por isso, “FHC apresentou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) federal, assim como a proposta de que os governos estaduais deveriam acertar as contas com a União, entre outras medidas”. “Britto sabia que FHC tinha muita pressão internacional e precisava de recursos externos para não quebrar”. Por estes motivos, “Britto cedeu a FHC e assinou o acordo da dívida do RS”.
Mais a dívida
O líder petista lembra que, no acordo assinado em 1997, a dívida no começo do governo Britto era de R$ 20 bilhões. No final daquele governo passava dos R$ 44 bilhões. Desde então, “o governo despende de 13% da sua arrecadação para pagar a União”. Segundo ele, “os juros baixaram de 6% para 4%, após intervenção do governador Tarso Genro, no final de 2014, que recorreu à Brasília. Mainardi falou ainda que “o governador Sartori tem o nosso apoio para buscar na Justiça ou junto ao Planalto uma forma de reduzir a dívida que já foi paga, cujo contrato foi mal feito no passado e cujos valores sufocam as finanças do Estado”.
Recuperação judicial
O volume de pedidos de recuperação judicial no Brasil mais que quadruplicou em fevereiro, refletindo o quadro econômico adverso do país, que também ditou forte alta dos pedidos de falência no período, informou nesta quarta-feira a Boa Vista SCPC. Os pedidos de recuperação judicial dispararam 359,5% ante mesmo mês de 2015. Os pedidos de recuperação deferidos pela justiça subiram ainda mais: 391%. Já os pedidos de falência cresceram 76,3% no mês passado, também ano a ano. As falências decretadas caíram 9,1%. Segundo a entidade, a fraca atividade econômica do país, os elevados custos e a restrição ao crédito limitam uma reversão da atual dinâmica de solvência das empresas, conservando a tendência de alta de falências e recuperação judicial em 2016.