Uma pergunta paira no ar neste cenário nebuloso e cinza… E esta se desdobra em outras questões de natureza não menos importantes…
Qual a importância da Arte? Qual o sentido da obrigatoriedade da Arte na educação em uns pais que não valoriza a produção cultural do seu povo? Até que ponto se cumpre a LDB no que diz respeito à obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas conforme o texto da mesma que diz “a arte constituirá componente curricular obrigatório em todos os níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural do aluno”? Quais as escolas cumprem a obrigatoriedade? Quais foram às alterações do texto da lei nos últimos anos? Onde entra a o Teatro, A musica, A dança? Onde se trabalha cultura africana e indígena adequadamente? Quantos são os professores com formação em Artes em nossas escolas? Qual o posicionamento dos gestores em educação? Qual a proposta pedagógica dos profissionais que atuam em arte educação? O que pensam os profissionais da área da cultura sobre as atrocidades sobre o cinza?
São tantas perguntas, algumas sem resposta, outras não passam de uma questão tola de alguém que “desconhece” problemas mais sérios. A reflexão sempre me acompanhou hoje o convite é para que mais pessoas se aliem a ela. Reflitamos sobre o papel social e educativo da arte em nossas escolas em nossa comunidade!
Hoje quatro dias após completar 26 anos de magistério, olhando para minha trajetória como arte-educadora que sempre tratou o cinza como uma NEGAÇÂO DE COR, me sinto descompensada. Continuamos sendo uma minoria que batalha por manter viva a alegria da arte nas escolas, temos a nosso favor, o essencial que é o brilho nos olhos das crianças e a convicção da importância que esta forma de linguagem e comunicação teve e tem para a humanidade inteira, pois muito da historia das primeiras civilizações só pode ser conhecida através dos registros deixados pela Arte ao longo dos anos.
Faz-se necessário mais do que nunca uma discussão aprofundada sobre os rumos do ensino de arte nas nossas escolas. Arte com essência. Não mera repetição de padrões pré-estabelecidos, não fazer por fazer… Já passou da hora de rever conceitos… Ser audaz, tampouco e dar aulas enfadonhas de história da arte, e cobrar provas que desencantam…è preciso reencontrar o rumo … Colorir outra vez a vida… Pedir tintas e lápis de cor na lista de materiais , fazer tintas, experimentar novos traçados, conhecer Paul Klee, viajar nos Barcos de Monet ir e vir com Tarsila e viver a revolução da modernidade brasileira, brincar com cor, recortar, colar, pintar experimentar e explorar cada uma das possibilidades sem medo de ir MAL na prova…
Nossas crianças precisam ter oportunidade de conhecer o teatro, de subir ao palco, de conhecer a própria voz , de ter consciência do corpo enquanto atua e dançam é pra isso que a arte educação serve , é claro que com isso conhecemos quem criou os grandes espetáculos, as grandes obras, aprendemos a apreciar musicas educamos nosso senso estético isso é natural. quem bem lê..bem fala..bem escreve…
Precisamos de MAIS ARTE…
DE MAIS ARTE…
DE MAIS ARTE…
DE MUITO MAIS ARTE…
E DE ARTE DE VERDADE…
E DE ARTE DE QUALIDADE…
E DE PESSOAS QUE AMEM A ARTE,
PARA QUE POSSAM ASSIM, ENSINAR A AMAR A ARTE!
…PORQUE, como já disse ANA MAE BARBOSA…
SE A ARTE NÃO FOSSE TÃO IMPORTANTE NÃO TERIA SOBREVIVIDO A TANTAS TENTATIVAS DE DESTRUIÇÃO E MENOSPREZO…
MARILÉIA BRESSAN COPETTI