Até o final deste mês de abril ou início de maio devem ser iniciadas as obras de construção da ponte sobre o rio da Várzea, divisa dos municípios de Liberato Salzano e Rodeio Bonito. A informação é do prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli. “Uma empresa de Erechim venceu a licitação e vai construir a obra, cujo custo é de R$ 5,8 milhões”, afirmou De Carli.
Para tratar da liberação da Licença de Instalação e início das obras de construção da ponte, prefeitos e outras lideranças da região estiveram há poucos dias na Fepam, em Porto Alegre. O grupo foi liderado pelo prefeito Antônio Carlos Damin, presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop).
O encontro resultou na agilização dos trâmites, visando a liberação da licença e início das obras.
Segundo Damin, também acompanhou a audiência o assessor técnico da Fepam Dr. Emanoel e por determinação da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini, foi priorizado o projeto. A expectativa é que a licença esteja sendo liberada, possibilitando o imediato início das obras.
Da reunião em Porto Alegre também participaram o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, prefeito de Trindade do Sul, Luiz da Silva Rosa. Também estavam presentes, Valtemir Goldemeiar, que presta assessoria técnica aos Prefeitos, o advogado Glademir Chielle (CDP), o qual que presta assessoria a Amzop, além de outras lideranças.
Amzop representada na reunião do CONSAB, em São Miguel do Oeste
A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) esteve representada na Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local do Extremo Oeste (CONSAD), com sede em São Miguel do Oeste, Santa Catarina.
Além do prefeito de Rodeio Bonito, Nilson Dal Cortivo, representaram a Amzop o prefeito de Seberi, Renato Bonadimann e o vice-prefeito de Vista Alegre, Moacir Zanatta. “Foi importante a presença da nossa associação, pois foi aprovada durante a assembléia a possibilidade de municípios que integram a Amzop, fazerem parte do CONSAB”, informou Dal Cortivo.
O prefeito de Rodeio Bonito disse que, a partir dessa decisão, municípios gaúchos serão beneficiados em vários casos, um deles, em relação ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM). A partir das orientações e documentação necessária, agroindústrias poderão comercializar seus produtos no Rio Grande do Sul. “Além disso, eles darão direito a essas empresas obterem o SISBI, garantindo a comercialização em nível federal. Dão orientações e habilitam esses empreendedores”, observa.